Saude

Alimentos que ajudam a fertilidade

Por  | 

Está a pensar em ficar grávida? Nesse caso é muito importante que comece a cuidar da sua alimentação, pois existem diversos estudos que vieram demonstrar a existência de nutrientes específicos que ajudam a fertilidade feminina.

O importante é seguir uma dieta equilibrada e saudável, que contemple todos os grupos de alimentos, e que ainda inclua nutrientes específicos que favoreçam a activação das hormonas reprodutivas. De seguida vamos conhecer os alimentos que se recomendam às mulheres que desejam ter um bebé.

 

Ácido fólico

Em primeiro lugar deve acrescentar ácido fólico à sua dieta. Esta é uma vitamina pertencente ao grupo B e que está presente em determinados alimentos como as lentilhas, os feijões, os espinafres, os espargos, os brócolos, os citrinos, a alface, as acelgas, os amendoins, o pão e os cereais à base de trigo integral.

 

Ómega 3

Também é muito bom o ómega 3, que está presente nas gorduras saudáveis do peixe, especialmente nos peixes azuis. No entanto, há que ter em conta que alguns destes peixes podem ter mercúrio, o qual pode prejudicar o feto devido à sua toxicidade. São exemplos deste caso peixes como o tubarão, o peixe imperador, a cavala ou a garoupa.

 

Alimentos integrais

Por outro lado, deve também incluir alimentos integrais no seu pequeno-almoço. Estes têm vitaminas pertencentes ao grupo B que favorecem a gestação.

 

Vitaminas e minerais

As vitaminas e minerais reparam e mantêm as células e os tecidos em perfeitas condições. Para além disso, a riqueza em fotoquímicos e antioxidantes neutralizam os radicais livres que podem danificar os órgãos reprodutores. Podemos encontrar vitaminas e minerais nas frutas e nas verduras.

 

Ferro

Por último, deve saber que a ingestão de ferro é fundamental para aumentar as reservas, já que a mãe utiliza 50% para aumentar a quantidade de sangue e o resto é usado pelo feto e a placenta para o seu desenvolvimento. Recomenda-se o consumo de carne vermelha e de vitamina C, neste caso.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *