Diversos

Alternativas ao automóvel

Por  | 

Alternativas ao automóvel. O nosso dia-a-dia passa a grande velocidade e o automóvel dá-nos um conforto e uma mobilidade que julgamos ser difícil de igualar. Existem no entanto alternativas não só mais económicas mas também mais saudáveis. Aqui ficam as nossas 6 sugestões:

Autocarros

Esta provavelmente é a escolha mais óbvia, mas uma que merece ser explorada. Apesar de recentemente os preços dos passes ter aumentado, para quem se desloca todos os dias entre trabalho e casa, o preço pago por um passe de autocarro continua a ser inferior ao que se gasta em gasolina. Existem ainda muitas zonas urbanas onde os autocarros têm vias específicas para circular, o que garante que não ficará presa durante horas em longas filas de automóveis. Como também não vai a conduzir pode aproveitar para colocar a leitura em dia.

Comboios e metropolitano

Nas grandes cidades de Lisboa e Porto os metropolitanos são a melhor alternativa ao automóvel para deslocações dentro da cidade, pois é o único transporte que não enfrenta qualquer trânsito. Os comboios podem também ser grandes alternativas ao automóvel no que toca a longas viagens de negócios ou para férias. Os comboios portugueses são relativamente baratos e bastante cómodos no que toca a viagens de longa distância. A única desvantagem é que não terá automóvel para circular no local de destino, mas isso pode ser ultrapassado com o aluguer de um automóvel no local, o que poderá compensar o que gastaria em gasolina durante a viagem.

Andar a pé

Esta alternativa é sem dúvida a mais saudável, mas compreendemos que também é apenas viável em pequenas deslocações. As pequenas viagens de automóvel, devido às constantes pausas no trânsito dentro das cidades, são responsáveis por um grande consumo de gasolina, por isso para pequenas viagens na sua localidade, deixe o automóvel em casa e ande a pé.

Bicicleta

Tal como andar a pé, uma alternativa barata e saudável, especialmente quando cada vez mais municípios portugueses apostam em vias para bicicletas e locais de estacionamento exclusivos. Dentro das cidades é assim possível atravessar o tráfego automóvel e fazer exercício físico ao mesmo tempo.

Carpooling

O carpooling é uma alternativa ao automóvel cada vez mais usada em todo o mundo e consiste em partilhar a viagem com um colega de trabalho ou alguém que faça um itinerário muito parecido ao seu. Se duas ou mais pessoas partilharem o automóvel poderão dividir os gastos de gasolina entre si, ajudam na preservação do ambiente e até podem aproveitar para conviver e tornar a viagem ou as filas de trânsito menos aborrecidas.

Aluguer de automóveis

Se não usa o carro com regularidade ou vai de férias para um local distante de sua casa, alugar um automóvel por algumas horas ou alguns dias é uma excelente alternativa que lhe permite deixar o automóvel em casa. O aluguer inclui seguro, gasolina, limpeza e muitas vezes estacionamento, pelo que a poupança pode ser substancial.

1 Comment

  1. Luisa Gomes

    Fevereiro 28, 2013 em 3:35 pm

    Eu já usei um site de carpooling na Espanha chamado Amovens e foi muito bom para viajar. Além de sair mais barato eu conheci gente muito interessante. Fica a recomendação.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *