Dietas

Aprenda a acelerar o seu metabolismo e a emagrecer

Por  | 

Aprenda a acelerar o metabolismo e a emagrecer. A maioria das dietas foca-se exclusivamente em queimar calorias diariamente, o que exige por vezes sacrifícios excessivos. É no entanto possível aliviar o esforço de uma dieta se existir uma atenção especial não só nas calorias queimadas, mas também na forma como o metabolismo as queima. O metabolismo não é mais do que o conjunto de processos que transformam as calorias em energia para o corpo, e quanto mais o conseguirmos acelerar mais calorias serão queimadas, ajudando-nos a emagrecer. Deixamos por isso algumas dicas para acelerar o seu metabolismo e emagrecer de forma mais eficaz.

Divida as suas refeições

Em vez de adoptar uma dieta que consista nas tradicionais 3 refeições e pequenos snacks nos intervalos, é recomendável dividir as suas refeições ao longo do dia, consumindo 200-400 calorias de 4 em 4 horas. Desta forma o seu metabolismo vai ser obrigado a funcionar mais vezes durante o dia para fazer a digestão, gastando assim mais energia e calorias.

Seja activa no seu dia-a-dia

A actividade física normal do dia-a-dia representa cerca de 1/3 das calorias que o corpo gasta diariamente. Quanto mais forte for a nossa actividade física mais activo será o metabolismo na conversão de calorias em energia, sendo recomendado exercício físico durante 30 a 60 minutos por dia, pelo menos 6 vezes por semana. Se o seu estilo de vida não permitir que o faça, outras actividades também produzem o seu efeito, como passear a pé, levar o cão à rua, aspirar a casa, etc.

Desenvolva os seus músculos

As actividades físicas que contribuem directamente para a criação de músculo são as mais eficazes para perder preso e para acelerar o metabolismo. Isto deve-se ao facto de os músculos, quanto mais desenvolvidos estiverem, mais calorias necessitam apenas para se manterem no nível actual. O seu metabolismo terá que trabalhar constantemente para conservar a sua massa muscular, mesmo quando estiver a dormir.

Tenha o seu sono em dia

Dormir pouco e sentir sono durante o dia vai alterar o funcionamento do metabolismo e aumentar a fome, o que vai dificultar a perda de peso. As pessoas que dormem pouco costumam sentir fome apesar de comerem o suficiente, e isto deve-se ao facto de o corpo produzir menos cortisol se a pessoa dormir pouco, sendo que esta hormona tem um papel importante na regulação do apetite. Sendo assim, dormir 8 horas por noite ajudará a regular o seu metabolismo, para além de a fazer sentir mais enérgica.

Adopte uma alimentação correcta

Determinados alimentos, especialmente as frutas, vegetais, legumes, cereais integrais e carnes brancas, facilitam a produção de energia por parte do corpo, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias.

Beba água em abundância

Alguns estudos mostram que o consumo de água pode aumentar até 30% o metabolismo, pois o corpo necessita de bastante água para funcionar de forma eficaz, especialmente nos seus processos metabólicos. Para além disso, a água também dará uma sensação de apetite saciado, fazendo com que coma menos durante uma dieta.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *