Familia

Como ajudar o seu filho a alcançar o sucesso escolar?

Por  | 

Hoje em dia muitos pais sentem impotência perante as dificuldades escolares dos seus filhos, e quer seja por falta de tempo ou por dificuldades de comunicação, julgam não haver nada a fazer para os ajudar a alcançar o tão desejado sucesso escolar. Vamos partilhar consigo alguns conselhos referidos por peritos em pedagogia:

 1.      Tempo para trabalhos de casa sem excepções

Torne a hora dos trabalhos de casa numa rotina, não permita que estes sejam feitos quando calha, entre outras actividades. Os trabalhos de casa são um complemento fundamental às aulas e precisam de ser feitos com a mesma rotina e seriedade. Defina a hora em que estes devem ser feitos com o seu filho, pois as crianças tendem a seguir melhor regras que ajudaram a criar.

 

2.      Seja a claque do seu filho

Não existe nada que comprometa mais o sucesso escolar do seu filho que uma fraca auto-estima. Elogie o seu filho sempre que possível e mostre-se interessado pelo seu trabalho na escola mas também por outros interesses que ele possa ter.

 

3.      Não ofereça desculpas ao seu filho

Alguns pais, perante uma negativa, dizem por exemplo “Há quem não seja talhado para Matemática”. Evite estas frases ou outras justificações para as notas menos boas. Para ter sucesso escolar a criança tem que estar mentalizada que com esforço pode alcançar resultados positivos, mesmo que no presente assim não pareça.

 

4.      Torne a educação “real”

Tente mostrar ao seu filho a aplicação prática de certas disciplinas sempre que possível. Pode por exemplo pedir ajuda ao seu filho para o ajudar nas contas da casa, fazer medições se reorganizar a mobília, mostrar-lhe como funciona o motor do seu carro, simular matérias que ele dê em ciências na sua cozinha, etc.

 

5.      Ajude através de exemplo

Se o seu filho tiver uma dúvida nos trabalhos de casa, mostre-se interessado, e se não conseguir ajudar, no dia seguinte pergunte-lhe que resposta lhe deu o professor, tente saber a resposta. Tente também limitar o número de horas que vê televisão e se não tem, tente adquirir hábitos de leitura. Este tipo de exemplos positivos podem fazer com que o seu filho adquira interesse e hábitos semelhantes.

 

6.      Não ajude em demasia

Limite a sua ajuda em trabalhos de casa e no estudo. Ajude em pequenas coisas mas não lhe faça a “papinha toda”, como se diz em linguagem popular. Se o fizer, estará a retirar-lhe independência e capacidade de se esforçar.

 

7.      Encoraje o crescimento independente do seu filho

Se o seu filho manifestar interesse em actividades extra-escolares, dê-lhe liberdade para perseguir esse interesse, desde que este não prejudique o rendimento escolar. A vida de um jovem tem que ir para além da escola e o sucesso escolar e o sucesso noutras áreas estão quase sempre de mãos dadas.

 

8.      Use a escola em seu favor

 A escola não é uma entidade abstracta, a escola está lá para o seu filho mas também para os pais. Tente acompanhar as dificuldades do seu filho através dos seus professores, se necessário. Vá às reuniões de pais e mantenha-se atento às actividades organizadas pela escola, tentando fazer ver ao seu filho o quão interessantes podem ser.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *