Beleza

Como cuidar da pele sensível

Por  | 

Como cuidar da pele sensívelPor regra geral sabemos que é bastante difícil cuidar eficazmente da nossa pele mantendo-a como queremos, mas quem tem uma pele sensível vê este problema multiplicado. Isto porque o uso errado de determinado produto ou um descuido podem causar danos que demoram tempo a reparar. Alergias naturais ou alergias aos ingredientes de determinados períodos cosméticos são dos maiores perigos para quem tem este tipo de pele. Se tem este tipo de pele vamos tentar dar alguns conselhos:

Mantenha a sua cara limpa

A regra número um para quem tem pele sensível é mante-la sempre limpa. A maioria das peles não reage bem às poeiras e sujidade a que estão sujeitas no dia-a-dia e está mais frequentemente susceptível a ataques de acne. Por todas estas razões é muito importante que os hábitos de higiene com a pele, particularmente a facial, sejam mantidos todos os dias.

Isto é ainda mais verdade se a pessoal tiver ainda uma pele oleosa, o que irá sem dúvida exacerbar o problema. É por isso recomendado que a cara seja lavada pelo menos duas vezes por dia, mas se o conseguir fazer mais vezes que isso ainda melhor. Se tiver a pele oleosa pode trazer consigo um lenço e limpar de vez em quando principalmente as zonas da testa e do nariz.

Tenha atenção aos produtos que usa

A pele sensível reage muito mal a produtos que não se adequam a ela. É por esta razão que pessoas com pele sensível têm que aprender a escolher de forma correcta que produtos podem ou não usar para garantir que não sofrerão qualquer reacção alérgica.

Infelizmente este processo é muitas vezes baseado na tentativa e erro, ou seja, ao longo do processo de selecção ocorrerão sempre algumas escolhas erradas que serão corrigidas com o tempo. Se tem pele sensível deve manter-se afastada de produtos abrasivos ou que não são especificamente recomendados para pele sensível. Se este processo de selecção não estiver a resultar e não estiver a obter os resultados que pretende, uma boa opção é recorrer à ajuda de um dermatologista.

Evite maquilhagem sempre que possível

A maquilhagem faz parte da construção da beleza e cuidado de qualquer mulher, mas se estiver numa situação em que pode dispensar a maquilhagem deve faze-lo. Os químicos usados nos produtos de maquilhagem podem provocar reacções negativas na sua pele, por isso sempre que a puder evitar deixe-se andar ao natural permitindo à pele respirar.

Evite coçar ou tocar na cara

Lembre-se que cada vez que coçar a cara está a fragiliza-la e cada vez que lhe toca, está a passar para elas pequenas partículas de sujidade que se encontram nas suas mãos. Este ponto deve ser levado ainda mais em conta se a sua face for a zona do seu corpo com pele mais sensível. As irritações causadas pelo coçar ou por rebentar borbulhas podem levar algum tempo a desaparecer. Tente usar um lenço de papel novo se necessitar mesmo de coçar ou limpar a cara, e nunca as mãos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *