Relações e amor

Como encontrar pontos de encontro entre o coração e a razão

Por  | 

Por vezes uma pessoa pode sentir uma enorme luta entre o coração e a razão. Assim acontece quando a pessoa arrasta dentro de si uma luta interior de nem contigo, nem sem ti. O plano racional diz uma coisa e o coração envia a mensagem oposta. Esta luta desgasta imenso a nível emocional e pode fazer-nos tomar uma decisão errada. A verdade é que a racionalidade excessiva, a tendência de querer buscar um monte de argumentos, também pode acabar com um sentimento, ou pelo menos, esfriá-lo.

Para além disso, também convém referir que o amor não pode ser entendido a cem por cento do ponto de vista da lógica racional. Sem dúvida que o amor também tem elementos que transcendem a razão: uma pessoa apaixona-se na altura mais imprevisível, e por alguém totalmente inesperado. Então como é possível encontrar pontos de encontro que sejam pontes entre o coração e a razão?

O tempo é importante no amor

Quando um casal acelera o ritmo vai contra a essência do próprio amor. Qualquer pessoa precisa de ter tempo para descobrir o que sente, para valorizar o grau de compatibilidade e para ver se a outra pessoa é a ideal. Quando há demasiada presa, pode acontecer um efeito de miragem onde as coisas não são o que parecem (de inicio tudo pode parecer perfeito, embora mais tarde se possa vir a descobrir que não é bem assim…).

coração e razão

O sentimento saudável

Os sentimentos fazem parte da vida, mas o mais importante é analisar o tipo de sentimento. O que significa isso? Quer dizer que é necessários descobrir se a companhia do outro é uma soma ou uma subtracção. É positivo que o amor de uma pessoa some à relação motivação, crescimento pessoal, esperança, auto-estima, respeito, carinho e bem-estar. Quando alguém sente que a sua auto-estima se foi afundando em consequência de algumas atitudes da sua cara-metade, é importante escutar os sinais de alarme.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *