Trabalho

Como lidar com o assédio no local de trabalho

Por  | 

Muitos estudos recentes revelam que o assédio no local de trabalho é um problema muito sério no local de trabalho, especialmente para as mulheres. No entanto os números de casos reportados são baixos, pois muitas vezes as vítimas não sabem como se defender e temem não ser levadas a sério. É por isso necessário tomar precauções e medidas sérias se sofrer de assédio no seu local de trabalho, de forma a lidar e resolver a situação de forma correcta e eficaz.

Anote os detalhes de cada episódio em que se sentiu assediada

Falamos de detalhes como datas, horas e em que consistiu o assédio. Se existirem processos mais tarde, estas informações podem ser bastante valiosas.

Registe os nomes de possíveis testemunhas

Se for vítima de assédio e souber que existem testemunhas, guarde um registo dos seus nomes. Nada mais importante num processo destes do que ter alguém que tenha testemunhado a situação e possa confirmar a sua palavra.

Confronte a pessoa que a assedia

Não falamos de um confronto físico ou verbalmente agressivo. A primeira vez que se sentir vítima de assédio, deixe bem claro que o comportamento dessa pessoa é inaceitável. Existem casos em que a pessoa assediada “congela” e não tem reacção, o que pode levar o assediador a ir mais longe. Em muitos casos uma tomada de decisão e um confronto inicial podem pôr um ponto final na história.

Fale com o seu chefe e use os recursos da empresa

Deve sempre comunicar ao seu superior directo qualquer caso de assédio, pois tais situações são levadas muito a sério pelas empresas modernas, e esta terá todo o interesse em resolver a situação rapidamente. Em alguns casos o assédio é causado pelo superior directo, o que a obriga a recorrer a departamentos independentes dentro da empresa que lidem com esse tipo de situações. É muito importante que não se deixe intimidar caso o assédio parta do seu chefe. Se dentro da empresa não lhe restarem alternativas deve procurar ajuda junto de um sindicato para recolher aconselhamento, e em última instância recorrer às autoridades policiais.

Como lidar com a situação enquanto esta não se resolve?

Processos internos ou externos que procurem resolver a situação podem ser morosos, o que cria um enorme stress no seu dia-a-dia, especialmente se tiver que ver ou lidar diariamente com a pessoa que a assedia. É nesses casos necessário encontrar mecanismos de defesa, sendo que o principal será a existência de uma colega no local de trabalho que esteja mais perto de si e que sirva de distracção durante o dia e que lhe faça mais companhia. Pode também escrever um diário onde relata as coisas boas do seu dia-a-dia, numa tentativa de combater os sentimentos negativos que uma situação deste género origina.

Acima de tudo, o importante é manter a calma e pressionar os seus superiores para que a situação se resolva e não caia no esquecimento. O apoio dos seus amigos e especialmente família fora do local de trabalho também serão fundamentais para lidar com as exigências de uma situação de assédio.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *