Compras

Comprar por necessidade ou por vício?

Por  | 

Segundo alguns estudos, hoje em dia muitos compradores do sexo feminino compram por impulso ou para afirmar sua identidade. Para todos, no entanto, o acto de comprar preenche uma necessidade emocional, não estando por vezes ligado à necessidade de sobrevivência. No entanto, o consumo compulsivo tem o seu lado positivo, pois para os consumidores, o prazer está na experiência de comprar, em que o impulsionador do desejo é a paixão, não a lógica.

 

Por que as mulheres compram o que não precisam?

Normalmente as necessidades básicas estão satisfeitas para a maioria da população feminina, mesmo para aquela de nível social mais baixo. Então, quando se trata de comprar, as mulheres acabam por adquirir produtos que não precisam principalmente artigos de luxo. Cada vez mais, o rendimento mensal doméstico é gasto com produtos desnecessários.

Há cinco diferentes personalidades que descrevem como as mulheres agem e se sentem em relação ao acto de comprar. Há as que usam o consumo como um meio de se expressar, reafirmar sua identidade. Há as que se entregam com cuidado às compras. As compradoras impulsivas também são muito interessantes, porque gostam da experiência de comprar. Agem assim: compram algo novo, colocam o produto na carteira, levam para casa, colocam a carteira no armário e esquecem o que compraram. Há ainda as que vivem em conflito com o seu próprio íntimo. Muitas vezes, após a compra, sentem-se culpadas. E, por último, há as “caçadoras” de bons preços. Elas não têm muito prazer em comprar e avaliam cuidadosamente os preços e os benefícios antes do acto da compra.

 

Em que medida os homens são diferentes das mulheres na hora de comprar?

Homens e mulheres são igualmente motivados pela emoção, quando o assunto é comprar. Ambos têm os mesmos desejos emocionais. Mas as mulheres têm mais facilidade de se expressar sobre como são afectadas por essa emoção do que os homens. De qualquer forma, a maneira com que a mulher se comporta frente a uma roupa nova, a um novo par de sapatos ou a uma carteira nova, é a mesma com que os homens agem quando adquirem um novo equipamento electrónico.

 

Será que mulheres stressadas compram mais?

O stress nas mulheres pode condicionar a aquisição dum produto há muito desejado. Há algumas razões que explicam a atitude das mulheres no momento de comprar, entre elas estão: o stresse, a satisfação emocional, o prazer da aquisição e o comprar por impulso. São factores que motivam a compra de objectos de que não se precisa. Mas a razão número um é a qualidade de vida. É a busca pelo bem-estar na sociedade e por vezes, a necessidade de se afirmar perante as amigas, mostrando que adquiriram um certo “status”, algo que as notabilize e as diferencie das restantes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *