Casa

Dicas de especialista para poupar na conta da água

Por  | 

Poupar água é um dever de todas nós, pois este recurso natural é provavelmente o mais importante e deve por isso merecer todos os nossos esforços de conservação. Nos tempos de crise que correm, economizar água ganha também importância financeira, e seguindo pequenas dicas vai conseguir poupar euros na sua conta mensal de água.

Encha o seu autoclismo

Os autoclismos das nossas casas são um dos principais responsáveis pelo desperdício de água no quotidiano, pois na vasta maioria dos casos libertam muito mais água do que a necessária para a sua função. Se colocar uma ou duas (depende da capacidade do seu autoclismo) garrafas de água cheias no seu interior, a quantidade de água em cada descarga diminui, podendo significar largas dezenas de litros de água poupada em cada mês.

Conserte canos e torneiras

Faça uma revisão às suas torneiras e esteja atenta a infiltrações que possam significar fendas nos canos. Pequenas fendas ou torneiras que pingam podem parecer insignificantes, mas no final de cada dia podem ser vários litros perdidos. No caso dos canos, as infiltrações podem significar despesa extra em arranjar e pintar paredes.

Poupar água na higiene diária

Na casa de banho é possível economizar água de várias formas. Tome duches em vez de banhos, se tem filhos pequenos dê banho a ambos ao mesmo tempo, feche a torneira enquanto lava os dentes e diga ao seu marido que não use água corrente quando fizer a barba.

Poupe água na cozinha

Economizar na conta da água também passa pela sua cozinha. Deve usar nos seus cozinhados apenas a água necessária e quando lavar frutas ou vegetais, encha um recipiente com água em vez de deixar a torneira a correr.

Use as suas máquinas de lavar de forma eficiente

Uma das dicas mais importantes para economizar é usar as máquinas de lavar roupa e loiça de forma eficiente, pois irá reduzir não só a sua conta da água, mas também a conta da electricidade. Nestes casos, eficiência significa usar as máquinas apenas quando necessário e apenas quando tiver loiça ou roupa suficiente para as encher. Lavagens com a máquina meio cheia são um desperdício enorme de água e electricidade.

Utilize a água da chuva

Se tem um jardim utilizar a água da chuva é crucial para evitar uma factura de água incrivelmente alta. Regar um jardim consome imensa água, mas se instalar um sistema de armazenamento de água da chuva poderá suprimir parte da necessidade. No entanto, todas nós temos plantas e flores dentro de casa, e por isso também podemos utilizar a água da chuva para as regar. Podemos deixar recipientes e baldes vazios na varanda ou mesmo em floreiras nas janelas, e todas as manhãs recolher a água da chuva para a rega.

Verifique que o seu contador está a funcionar em condições

Nenhuma destas dicas a ajudará a economizar na conta da água se o seu contador não estiver a funcionar de forma correcta. Por vezes ignoramos este factor e acabamos por pagar uma quantia indevida. Verifique por isso junto dos seus serviços de água que o seu contador está a funcionar correctamente e a reflectir a sua poupança.

E você? Que dicas nos pode dar para ajudar a poupar na conta da água?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *