Casa

Dicas para quem vai morar sozinha

Por  | 

Se por vontade própria ou necessidade decidiu morar sozinha, existem alguns cuidados que deve tomar para se sentir mais segura e tornar o seu lar um local de conforto e segurança. Alguns conselhos simples podem tornar esta nova etapa da sua vida mais agradável e livre de preocupações.

Tranque as portas

Este é o conselho mais óbvio de todos e aplica-se de forma geral a todas as pessoas. Para evitar esquecimentos deve ganhar o hábito de trancar a porta mal entra em casa. Dependendo do andar onde vive, trancar as janelas também é aconselhável.

Tenha cortinas nas janelas

Se por um lado as cortinas podem dar um ar mais escuro à casa, as vantagens são mais importantes. Para além de puder mudar de roupa e andar vestida como quer sem que nenhum vizinho ou transeunte mais intrometido a consiga ver em trajes menores, as cortinas impedem também que possíveis ladrões consigam através das janelas identificar objectos de valor que possa ter em casa.

Tenha um calendário de visitas com uma amiga

Um medo comum de quem vai morar sozinha é o de acontecer algum acidente menos comum que a impeça de sair de casa ou chegar a um telefone (um acidente que cause um desmaio, trancar-se por acidente numa divisão da casa…) e não ter ninguém que a possa socorrer. Combinar com uma amiga uma visita regular de 2 em 2 ou 3 em 3 dias pode ser uma boa ideia para evitar este tipo de situações mais incomuns.

Instale luzes sensíveis ao movimento no exterior e um alarme

Esta dica é para quem vai moras num rés-do-chão ou numa vivenda ou casa com jardim. Instalar luzes no exterior sensíveis ao movimento pode dissuadir potenciais intrusos de andarem perto das suas janelas ou entradas de tentarem espreitar para o interior. O seu movimento faz as luzes acenderem-se, o que os pode assustar pelo medo de serem vistos, e ao mesmo tempo alertam-na para movimentos estranhos lá fora. O alarme é outra sugestão óbvia, que transmite uma maior segurança, especialmente se vai morar sozinha.

Conheça os seus vizinhos

Se vai morar sozinha, é uma boa ideia conhecer os seus vizinhos (cumprimento-os sempre, mostre-se prestável e amigável), pois é provável que surjam situações em que precisa de algo urgentemente e um bom vizinho é sempre um salva-vidas. Quem sabe não fará até amizades que podem tornar o facto de morar sozinha menos solitário.

Considere ter um animal de estimação

Para além de fazerem companhia apenas pela sua presença, fazendo de cãos e gatos grandes companheiros para quem decide morar sozinha, um cão pode ser adicionalmente um guarda, um alarme e um sistema de segurança 3 em 1. Não só os estudos indicam que ladrões evitam casas com animais, como você própria se sentirá mais segura. Por isso se tem disponibilidade e capacidade financeira, considere ter um animal de estimação.

Todas estas pequenas acções e cuidados podem fazer a diferença e vão com certeza tornar a sua experiência e morar sozinha mais agradável e relaxante.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *