Trabalho

Estratégias para conseguir um emprego

Por  | 

Quem está desempregada e procura um emprego sabe bem que isto pode ser um trabalho a tempo inteiro, pois não existem soluções e milagrosas e salvo raríssimas excepções o emprego ideal não nos vai cair no colo. É preciso ir atrás dele, saber onde procurar e como actuar depois disso.

Para começar, um ponto-chave é a persistência, e deve todos os dias ver os novos anúncios na internet, nos jornais e no Centro de Emprego. Não nos podemos dar ao luxo de deixar passar ao lado um emprego de que gostávamos mesmo. Se decidir responder a um emprego, faça-o o mais cedo possível, pois normalmente uma semana depois da publicação de um anúncio a posição normalmente foi preenchida ou os empregadores simplesmente deixam de ler novos currículos.

Muitas vezes é boa ideia ser você a tomar a iniciativa e enviar o seu currículo às empresas da sua área, mostra não só iniciativa mas existe também a possibilidade de ficar com o seu currículo arquivado para futuras ocasiões em que essa empresa possa procurar empregados.

Seja qual for o seu método de procura de emprego, é importante ter uma estratégia definida, existindo alguns passos que pode seguir para garantir que a sua candidatura será sempre forte e que empregos bons para si não passam despercebidos. Vamos tentar dividir por pontos:

  1. É muito importante que defina bem no seu currículo e nas suas primeiras abordagens a um emprego os seus pontos fortes e as suas competências técnicas na área a que se candidata. No entanto não deve mentir para se engrandecer, deve manter-se fiel à realidade por dois motivos principais: primeiro porque pode no futuro ser descoberta, e segundo porque esta honestidade vai melhorar a sua capacidade de auto-análise e descobrir em que áreas pode melhorar a sua formação.

  2. O seu currículo deve ser o seu cartão-de-visita e deve estar orientado para garantir que consegue uma entrevista. Não deve ter um currículo único para todas as ocasiões, deve antes adapta-lo ao emprego a que se candidata, mencionando as suas competências mais capazes de lhe conseguir a entrevista.

  3. Elabore uma carta de apresentação em que demonstre entusiasmo, iniciativa e vontade de evoluir na empresa a que se candidata. Tal como o currículo, não tenha uma carta de apresentação standard que envia para todos. Adapte-a às necessidades da empresa mencionadas no anúncio.

  4. Tente participar em comunidades online onde a busca de emprego seja um dos tópicos. Fale também aos seus amigos e conhecidos daquilo que procura. Quem sabe não reparará alguém que também procura emprego num anúncio que você deixou escapar? É sempre bom ter uma rede de contactos que alarguem as suas probabilidades.

  5. Prepare-se bem para as entrevistas de emprego, pois esta pode ser a sua porta de entrada. Tente informar-se da empresa que o vai entrevistar e que tipo de trabalho desenvolve. Pratique com um amigo se necessário para exercitar a sua fluência oral e sua linguagem corporal. Por vezes estes detalhes podem fazer a diferença.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *