Familia

O papel transformador de uma mãe dentro da família

Por  | 

As mulheres modernas procuram levar uma vida laboral activa, sem entanto colocar de lado o seu papel de mãe, esposa, dona de casa, amante e companheira perfeita. Infelizmente, no seu legítimo desejo de alcançar tudo isso, muitas sentem-se esmagadas pois são muitos os aspectos a cuidar nas suas vidas. O segredo para saírem vitoriosas está em manter sempre uma atitude positiva e nunca entrar em desespero.

Mulheres, eram elas que nos tempos pré-históricos faziam a recolha das raízes e frutos para a alimentação do dia-a-dia, enquanto os homens saiam para a caça. Estas acções são levadas a cabo com o instinto da conservação e sentido da vida que até hoje é preservado pelas mães de todo o mundo. É por isso que na actualidade as mães são consideradas pela sociedade como o cimento que sustém o lar. Apesar de hoje em dia a maioria das famílias estarem regidas sob o esquema patriarcal formado há 3000 anos, são as mulheres, na sua figura materna, que cuidam e mantêm os lares.

No entanto, actualmente as circunstancias sociais exigem que as mulheres ainda cumpram com mais um papel, igualmente exigente, mas que elas estão dispostas a representar na perfeição: serem também realizadas profissionalmente. E não é tarefa fácil, como muitos homens poderão eventualmente pensar, uma vez que a mulher tem de atender as exigências dos seus filhos, sejam elas afectivas ou físicas, ao mesmo tempo que dedicam momentos de paixão para com o seu companheiro, e como se ainda fosse pouco, ainda recai sob a sua responsabilidade e maior parte da lida da casa.

Se for divorciada, viúva ou solteira, deve ainda assumir o papel de pai na maior parte dos aspectos, sejam eles económicos ou de outra ordem.

Via Filhos e Pais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *