Relações e amor

Afrodisiaco: O que são afrodisiacos?

Por  | 

A palavra afrodisiaco vem do grego antigo e deriva da palavra Afrodite, a deusa grega do amor e da sexualidade. Apropriadamente, um afrodisiaco é uma substância que visa aumentar a libido sexual, podem ser alimentos ou produtos que emitem determinados cheiros.

O verdadeiro efeito dos afrodisiacos é ainda muito debatido entre cientistas. Apesar de experiências feitas em animais e a análise às substâncias afrodisiacas revelar que existe de facto uma relação entre estas substâncias e aumento da líbido, os resultados também dizem que não é possível afirmar com certeza que estes efeitos são válidos e afectivos nos seres humanos. Muitos cientistas sugerem que o efeito dos afrodisiacos á acima de tudo psicológico, pois as suas características despertam normalmente os sentidos ou são produtos associados a ambientes românticos, como flores, velas aromáticas, comidas doces ou picantes, etc.

Facto científico ou não, o efeito psicológico dos afrodisiacos é inegável: estas substâncias despertam os sentidos e diminuem as tensões, permitindo que a sensibilidade e as emoções venham ao de cima, as características principais para uma noite romântica.

Alguns dos condimentos mais conhecidos como afrodisiacos são o açafrão, a pimenta indiana e o gengibre, pois o facto de serem picantes funciona como catalisador e dá mais energia e iniciativa. Outros como a baunilha ou a hortelã têm efeitos relaxantes. Para uma noite romântica tente fazer pratos com estes ingredientes, adicionando no final uma sobremesa como chocolate ou mel, dois alimentos afrodisiacos muito populares.

Para pintar o cenário ideal, pode recorrer a outros produtos que estimulam os sentidos, um deles bem conhecido de todas as mulheres: as rosas. Não é por acaso que estas se tornaram num símbolo do amor, sendo o seu aroma considerado afrodisiaco ao longo da história. Coloque rosas no quarto ou pétalas na cama, não se vai arrepender.

As velas aromáticas ajudam também a criar um ambiente de intimidade entre duas pessoas, bem como um ambiente geral relaxado e que ajuda a relaxar depois de um dia stressante. Os aromas mais populares são a baunilha e a diversas flores. Incensos também podem desempenhar este papel. Há que ter algum cuidado com estes produtos, pois para algumas pessoas tornam-se irritantes ao organismo, e lá se vai o ambiente romântico.

Muitos casais usam óleos essenciais com diversos aromas em massagens para relaxar o corpo e ao mesmo tempo criar um clima de intimidade entre os dois. Estes óleos também são muitas vezes queimados nos quartos para espalharem o seu aroma pelo ar.

Estas são apenas algumas sugestões, com certeza consegue imaginar o seu uso da melhor maneira para si, e mesmo que a ciência ainda não consiga comprovar com toda a certeza as capacidades destes produtos, o senso comum diz-nos que ajudarão sem dúvida a uma noite de romance com aqueles que mais amamos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *