Familia

Que tipo de mãe é você?

Por  | 

Esta pergunta é muito difícil de responder, pois não se podem incluir todas as personalidades e todas as dinâmicas entre mães e filhos em categorias pré-definidas. Existem no entanto algumas categorias padrão em torno da qual andam a maioria das mulheres. Cada tipo de mãe terá formas de lidar com os filhos diferentes, com consequências diferentes. Vamos ver alguns exemplos:

 

Mãe Perfeccionista

Tipicamente são mães que tentam controlar os filhos em demasia, protege-los em todas as ocasiões, e sentem demasiado medo e ansiedade em relação ao que lhes possa acontecer. Tendem a dar muita importância às aparências. Normalmente os filhos de mães perfeccionistas tendem a valorizar as aparências em demasia, mas por outro lado são persistentes e responsáveis.

 

Mãe Imprevisível

Este é o tipo de mãe mais caótica, pois baseia-se muito na disposição da mulher em cada momento. São excessivamente emocionais e por vezes ansiosas. As mulheres com este tipo de personalidade podem passar para os filhos as suas ansiedades e emoções, positivas ou negativas. Os filhos deste tipo de mães ganham normalmente a capacidade de criar grande empatia com os problemas dos outros, mas podem-se revelar por vezes pouco independentes.

 

A Mãe Melhor Amiga

São normalmente mães que têm dificuldades em estabelecer barreiras e limites aos filhos e tendem a trata-los como iguais. Daqui podem nascer relações sem estrutura, pois por vezes uma figura de autoridade é necessária para o próprio desenvolvimento da criança. São muitas vezes mulheres que tiveram mães muito exigentes e tentam não ser iguais com os filhos. Mais tarde estas crianças saberão reconhecer melhor a importância de estabelecer limites nas relações entre as pessoas de forma a dar estrutura às relações.

 

A Mãe “Eu-primeiro”

Existem mães que por vezes tentam viver sucessos através dos filhos, olhando para eles como uma extensão do seu próprio sucesso. Gostam de ser elogiadas pelo seu trabalho como mãe e são muitas vezes demasiado exigentes, não lidando bem com os falhanços dos filhos. Crianças com este tipo de mães podem ser inseguras devido ao medo de falhar e desiludir a mãe e quando adultas podem manifestar alguma dificuldade em tomar decisões.

 

Mãe Completa

Este tipo de mãe é uma espécie de fusão dos quatro tipos anteriores, sabendo combinar os melhores elementos de cada um. Emocionalmente estável, sabe distinguir a situações onde deve ser exigente ou onde deve mimar em demasia, ajudando os filhos a sentirem-se apoiados quando necessário mas a adquirirem independência ao mesmo tempo. Não estamos a falar de mulheres perfeitas, mas de mulheres que se dedicam fortemente à maternidade, por vezes com alguns sacrifícios na vida pessoal.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *