Saude

Remédios naturais para a candidíase vaginal

Por  | 

Habitam muitos fungos e bactérias no nosso corpo que são benéficas para o organismo e ajudam a manter certas funções do mesmo. É o caso da Candida albicans, um fungo que habita a vagina e outras partes do corpo. Na vagina, quando as condições são normais, a existência deste fungo não nos afecta graças à acção do sistema imunitário e ao Ph ácido da vagina.

No entanto, quando por qualquer razão ocorre uma baixa das defesas naturais ou acontecem alterações que alteram o Ph da vagina, a Candida albicans reproduz-se e sai dos seus domínios habituais, aparecendo então uma infecção vaginal por fungos que causa dor, ardor e inchaço, que provoca um corrimento esbranquiçado em lugar do fluxo habitual.

Antes de tomar antibióticos, podemos tratar esta infecção com remédios naturais, embora se os sintomas continuarem, seja necessário recorrer a um médico para verificar se se trata de outra infecção vaginal mais importante.

 

  • Alho: Cortar em pedaços um alho cru. Por a ferver uma chávena de água, e quando esta estiver a ferver juntar o alho. Tapar este preparado durante cinco minutos. Tomar cinco vezes por dia.
  • Iogurte: Por num recipiente meia chávena de iogurte natural e adicionar meia colher de canela em pó. Através de um aplicador, inserir duas colheres da mistura na vagina à noite. Também é aconselhável comer um iogurte natural por dia, para estimular o crescimento da flora bacteriana.
  • Aloé Vera: Trata-se de uma planta com grandes propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias. Deve-se aplicar o gel de aloé vera na vagina e utilizar uma compressa para evitar que se espalhe, mudando-a três vezes ao dia.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *