A acne surge normalmente após a puberdade e tem maior incidência na adolescência. É o pavor dos adolescentes, mas até os adultos podem sofrer desta patologia. A pele acneida requer tratamentos e cuidados específicos. A acne irritante e persistente prejudica a aparência e o aspeto físico, causa sofrimento e baixa a nossa autoestima. O aparecimento das primeiras espinhas e cravos é assustador e deve-se prevenir e tratar imediatamente.
Causas mais comuns que levam ao aparecimento da acne:
-
Problemas hormonais
-
Doença dermatológica
-
Genes hereditários
-
Stress
-
Humidade excessiva da pele
-
Uso de cosméticos oleosos
-
Transpiração abundante
-
Problemas nos ovários
-
Glândulas suprarrenais
-
Espremer as espinhas causando inflamação e vermelhidão
-
Disfarçar espinhas com maquilhagem
-
Lavagem excessiva da pele
-
Uso de drogas, lítio e esteroides
A acne pode causar cicatrizes profundas se não houver cuidado. É uma patologia que não pode ser impedida e há pessoas mais propensas que outras a ficarem infetadas. Não é uma questão de falta de higiene. As acnes graves, que não melhoram, nem respondem aos tratamentos ditos convencionais e de uso tópico, devem ser tratadas com recurso a medicação forte e à supervisão de um bom e experiente dermatologista.
A prevenção é a melhor e mais eficaz arma. Os tratamentos mais comuns são os de uso tópico: cremes, geleias, géis, hidratantes, esfoliantes, ácidos salicílicos, maquilhagem não oleosa e sabonetes sem perfumes e conservantes. Se tudo isto não resultar então o melhor é usar antibióticos e derivados de cortisona.
Medidas preventivas para evitar a acne:
-
Limpar a pele com gel ou sabonete específicos para problemas de acne
-
Usar tónicos faciais específicos para cada tipo de pele
-
Hidratar bem a pele com cremes e hidratantes que não sejam oleosos ou demasiado abrasivos
-
Preferir produtos purificantes para reduzir a ação de possíveis infeções e proliferação de bactérias
-
Dar preferência ao uso de loções hidratantes
-
Consultar um dermatologista aos primeiros sinais
Agora vamos falar dos cuidados básicos para se verem livres da acne:
-
Consultar um dermatologista
-
Criar rotinas diárias de limpeza e higiene da área afetada
-
Hidratar diariamente a zona a ser tratada
-
Usar sempre protetor solar de Inverno e de Verão
-
Ter sempre uma alimentação saudável e equilibrada
Nunca devemos deixar de consultar um bom especialista na matéria. As rotinas diárias depois de nos habituarmos serão mais fáceis de as interiorizarmos. Uma boa e eficaz higiene é fundamental para tratarmos o problema a fundo. A hidratação diária deve ser uma constante, principalmente na mulher. As peles renovam-se e rejuvenescem. O protetor solar é um aliado de prevenção de vários sintomas e patologias da pele. A alimentação rica e equilibrada é fundamental para o nosso bem-estar físico e psicológico.
Se quer realmente tratar-se e ter uma pele bonita e resplandecente não ignore os avisos e sintomas…ataque o problema pela raiz…não será só a sua pele a agradecer-lhe…mais tarde vai ter orgulho disso …