Beleza

Benefícios da Chocolaterapia

Por  | 

A chocolaterapia está no auge como tratamento de beleza pelos seus imensos benefícios estéticos. Mas sabia que também se pode fazer em casa?

 

O que é a chocolaterapia?

A chocolaterapia é um tratamento de estética para aproveitar os benefícios do chocolate na beleza da pele. Aplica-se sobretudo em centros de beleza e spas e tem muita procura pelos bons resultados e pela sensualidade, assim como pelos efeitos relaxantes e capacidade de melhorar o estado anímico.

A chocolaterapia pode ser aplicada como um efeito anti-stress relaxando as tensões do rosto, estimulando a pele e melhorando o seu aspecto.

Outra aplicação são as massagens e banhos de chocolate que hidratam a pele de todo o corpo, atenuando até mesmo a celulite, reafirmando a pele e ajudando a esculpir a silhueta. Para além dos benefícios do chocolate juntam-se os da massagem.

 

Como funciona?

Não encontrámos estudos científicos independentes que avaliem a certeza e os efeitos da chocolaterapia para além do que os esteticistas referem.

No entanto, o chocolate tem uma grande componente em antioxidantes que combatem elementos envelhecedores da pele, como os radicais livres e a oxidação celular.

Também melhora a circulação e a qualidade dos vasos capilares (pequenos vasos sanguíneos da pele) graças aos polifenóis, família dos flavonóides como taninos, catequinas e epicatequinas.

Esta melhoria da circulação devido à chocolaterapia melhora o aspecto geral da pele.

A chocolaterapia tem não só benefícios para a beleza, mas também para o bem-estar psíquico. Isto acontece devido à produção de endorfinas, que são uma das hormonas relacionadas com o bem-estar, o alívio da dor e da melhoria do desejo sexual.

 

Benefícios da chocolaterapia

  • Hidrata, nutre e tonifica a pele rejuvenescendo-a.
  • O chocolate ajuda a eliminar gorduras localizadas e gerais, ajudando a eliminar toxinas e beneficia a microcirculação cutânea, o que também atenua a celulite.
  • Remineraliza a pele pois tem um grande conteúdo em magnésio, potássio e cálcio.
  • A chocolaterapia influencia o estado anímico e o sistema nervoso como se fosse um antidepressivo, anti-stressante e ansiolítico devido aos polifenóis, à teobromina e aos taninos.

 

Como fazer uma sessão caseira de chocolaterapia

Uma forma de testar os benefícios da chocolaterapia em casa é fazendo uma máscara de chocolate caseira. Vamos saber como:

 

Ingredientes:

  • Um terço de um copo de cacau em pó.
  • Três colheres de leite gordo.
  • Um quarto de um copo com mel.
  • Três colheres pequenas de aveia.

 

Preparação

Batem-se com força todos os componentes da máscara de chocolate caseira. Quando estiver homogénea, aquecer até a temperatura atingir os 30 graus ou até que fique a uma temperatura agradável para colocar na cara.

 

Aplicação

Antes de aplicar a mascara de chocolaterapia caseira deve-se limpar a pele como habitualmente e colocar o chocolate com a pele bem seca.

Deixar a máscara de chocolate na face durante uns 30 minutos. Finalmente, retirar tudo com um pano húmido e de seguida hidratar com o creme habitual. Não aplicar mais do que uma mascara por semana.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + four =