É importante estar no Peso Ideal

peso idealPorque é Importante estar no peso ideal? Esta pergunta tem várias respostas possíveis, tendo no entanto todas em comum o facto de ser extremamente vantajoso para qualquer pessoa estar no peso mais adequado à sua estrutura física. Assim, poderemos dizer que é importante estar no peso ideal, tanto por razões estéticas, como por razões de saúde.
Antes de mais, qualquer pessoa tem uma estrutura esquelética única, necessitando de uma determinada massa muscular para que o organismo esteja equilibrado. Dessa forma, com o peso correto, a estrutura óssea não será sobrecarregada. Pelo contrário, se o peso for acima do que seria normal, a pressão sob os seus ossos será muito maior, daí advindo vários problemas de saúde, fundamentalmente musculares, ósseos e articulares. Não se esqueça que o excesso de peso é essencialmente composto por massa gorda, não ficando por isso o organismo com mais massa muscular ou óssea. Dessa forma, terão de suportar um peso acima dos limites normais para a sua estrutura.
Mas os problemas que derivam de um peso acima do ideal não se ficam por aqui. Como referimos atrás, quando o peso é excessivo, isso decorre de uma massa gorda excessiva, que é originada por uma alimentação desequilibrada e desregrada, que juntamente com uma vida mais sedentária, implicará um consumo maior de calorias do que aquelas que são gastas. Dessa forma, quando o peso está acima do ideal, isso não significa que é massa muscular magra, mas sim massa gorda. Ou seja, o seu organismo, ao ficar com gorduras em grande quantidade para armazenar, vai fazê-lo em muitos locais, seja na barriga, seja nas ancas, seja nos seios, seja nas nádegas, seja até nas próprias artérias. Assim, esta gordura em excesso irá dessa forma provocar diversos problemas de saúde além dos problemas referidos acima, tais como a aterosclerose, problemas cardiovasculares, entre outros.
Mas se a saúde é um ponto essencial, também a parte estética é muito importante. Qualquer pessoa quer estar no seu peso ideal. E quando isso acontece, o corpo é mais elegante, sem aquelas gordurinhas bastante inestéticas acumuladas em determinadas zonas do corpo. Com o peso ideal, uma pessoa sente-se melhor, mais confiante e com maior autoestima. Além disso, mas também muito importante, o corpo será muito mais equilibrado, caindo-lhe melhor qualquer roupa que compre.
Por fim, e agora falando em algumas situações mais específicas, é também importante estar no peso ideal quem tenha um emprego onde a forma física seja uma condição. Assim, qualquer desportista, bombeiro, polícia, ou outros, necessitam de estar no seu peso ideal de maneira a estarem sempre em condições de responderem em pleno a qualquer situação que surja.
Como vê, as razões para estar no seu peso ideal são muitas e todas elas bastante válidas. Se não está no peso mais adequado à estrutura do seu corpo, seja por excesso, seja por defeito, deve então começar a fazer uma dieta apropriada, que juntamente com exercício físico moderado e regular, o levarão a alcançar o seu peso ideal.

Partilha com as tuas amigas

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.