Sente-se gorda? Talvez as suas amigas sejam as culpadas

gordaNão está a perceber o título? Nós explicamos. Segundo um estudo recente, aquilo que as nossas amigas dizem sobre o nosso peso e a nossa aparência influência a maneira como nos vemos. Por isso, talvez seja tudo apenas uma questão de perspetiva.
É bastante provável que já tenha estado numa fase em que nem ligava muito ao seu peso ou que até se sentia bem consigo e não estava nada preocupada com esta questão até que uma amiga ou conhecida lhe diz “estás mais gorda, não estás?” e aí começa o filme. Você chega a casa, se olha ao espelho e do nada está realmente muito mais gorda. Como é que ainda não tinha reparado? Assim, você entra nessa realidade distorcida e começa já a magicar uma dieta brilhante, mágica e que seja bem milagrosa.

Amigas ou mentes maldosas?

Este estudo veio comprovar que as pessoas que têm amigas ou amigos que costumam fazer comentários sobre o seu peso ou sobre o seu suposto excesso de peso, tendem a sentir-se mais gordas, mais preocupadas com o seu peso e com a auto-estima mais em baixo.
A verdade é que isto faz todo o sentido. Nós mulheres somos super críticas em relação ao nosso corpo e à nossa aparência. De vez em quando lá atingimos um estado pacífico mas tudo acaba quando alguém nos tira os fantasmas do baú. Pois, se ela diz que você está gorda, o seu cérebro assimila essa frase como uma verdade, quase sem se questionar. E aí começam os problemas. Pode tudo ficar por uma simples dieta que mais dia, menos dia acaba ou podem gerar-se sérios problemas por causa de um comentário maldoso ou talvez até sem más intenções. Quantas meninas sofrem de anorexia e bulimia? Sem dúvida que esses comentários, de amigas e de não amigas estão na base dessas doenças.
Ainda segundo este estudo, o nosso primeiro instinto quando conhecemos alguém ou até quando vemos alguém é de avaliamos essa pessoa dos pés à cabeça. Para além disso, o ser humano tem uma necessidade enorme de viver em grupo e de se inserir nele. Por isso, fazemos tudo o que é possível para nos conseguirmos integrar em determinado grupo que pretendemos. Daí que quando alguém nos diz que estamos gordas, a reação imediata é tentar mudar esse facto para se conseguir integrar no grupinho.

Uma questão de atitude

O que importa é que você se sinta bem consigo mesma. O que os outros dizem nem sempre espelha a realidade. Muitas vezes é apenas a inveja a falar. Por isso, analise-se bem, seja realista e aprenda a amar o seu corpo. Uma boa auto-estima não tem preço. Vai ver que se aprender a gostar de si como é, irá contagiar as outras pessoas com as suas boas vibrações. Quem não gostar ou não a aceitar, é porque não vale a pena.
Lembre-se de que o primeiro passo para encontrar o amor é amando-se a si mesma.
E você? Já passou por alguma situação semelhante? Partilhe aqui a sua opinião.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.