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Guia para pensamento positivo

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O pensamento positivo vai muito para além do copo meio cheio, da nossa percepção de certos eventos e da forma como reagimos a eles. O nosso pensamento esta intrinsecamente ligado à nossa personalidade e à forma como encaramos a vida no geral. É por isso que ter um pensamento positivo torna o nosso dia-a-dia mais agradável e oferece-nos armas mentais para combater os períodos menos bons que são naturais na vida de todos nós.

Pensar positivamente em algo numa situação adversa é uma capacidade sem preço, mas este pensamento tem que ser treinado para se tornar natural. Como é que se pode treinar o pensamento positivo? Adquirindo alguns hábitos mentais, que vamos tentar explicar.

O primeiro passo é conseguir retirar-se emocionalmente de certas situações. Quando confrontados com algum evento stressante ou negativo, o mais natural é que os pensamentos de pessimismo e derrotismo se apoderem de nós. Nestas alturas temos que ganhar alguma perspectiva. Recuar emocionalmente do problema e analisa-lo a frio, não só para o tentar resolver na altura mas também ganhar experiência mental para lidar com outros semelhantes no futuro. Não devemos deixar que más experiências do passado afectem o presente. Por exemplo, imagine que tem uma entrevista de emprego e a entrevista anterior correu bastante mal devido a vários factores. Deve perguntar a si mesma quais as probabilidades desses factores se voltarem a repetir. Cada caso é um caso e deve afastar pessimismos do passado da sua situação actual.

É importante aprender a reconhecer certos incidentes como casos isolados. É natural para os seres humanos tentaram balancear as suas experiências e determinar o peso que cada uma teve, mas existe tendência a que os negativos nos marquem mais e nos coloquem de pé atrás em situações semelhantes no futuro. O pensamento positivo evolve olhar para o futuro com olhos esperançados, aprender com o passado, sem dúvida, mas reconhecer eventos negativos como eventos únicos, que não podem ser encarados como a norma. Cabe-lhe sempre a si moldar o seu futuro.

Um passo que deve ser seguido com cuidado é o de aprender a seleccionar com que situações podemos lidar no futuro, ou seja, o típico deixar para amanhã. A pressão de lidar com um problema de imediato pode causar grande stress e tristeza, mas há decisões que podem ser adiadas, e se não interferirem com o presente imediato, adie-as, e mais tarde, com cabeça fria e mais tempo para pensar, poderá tomar uma decisão mais acertada.

Assim que for capaz de seguir uma linha de pensamento positiva, não deve depois questionar em demasia as decisões que fez, principalmente sobre casos que não a afectarão no futuro. Já conseguiu aprender com os erros, não vale a pena tortura-se mais em redor de acções que já não pode desfazer. O mesmo se aplica ao que correu bem, deve focar-se na ideia de que algo correu bem mas não analisar em demasia o que fez para que corresse bem. Com o tempo, este modo de pensar tornar-se-á natural para si.

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