Limpeza facial para pele oleosa

A limpeza facial para pele oleosa deve passar pela utilização de produtos específicos formulados para este tipo de derme, que são facilmente limpos com água e não irritam.
pele oleosa

Como limpar o rosto em caso de pele oleosa

É muito importante considerar a limpeza do rosto de acordo com o tipo de pele. No caso da pele oleosa, esta tende a descamar nas zonas centrais da face, como no nascimento das sobrancelhas ou nas asas do nariz, podendo por vezes produzir dermatite seborréica na face. Para isso, são recomendados cosméticos com texturas leves, com componentes reguladores de sebo e matificantes.
A pele oleosa, que surge quando as glândulas sebáceas geram excesso de sebo, é bastante comum no rosto e no couro cabeludo. Uma das suas características mais marcantes é o brilho, acompanhado de poros dilatados principalmente na zona T, com cravos e comedões aparecendo com frequência. Os cuidados não devem se concentrar apenas em eliminar esse brilho, mas também em cuidar do nível de desidratação, mesmo que crie uma grande quantidade de lipídio.
A limpeza facial da pele oleosa, assim como da articulação, deve ser diária, com um produto que não contenha sabonete, que seja neutro e respeite o pH da pele. Nesse sentido, as espumas são a melhor opção. Seria importante adquirir o hábito de limpar o rosto de manhã para remover o excesso de sebo que pode se ter acumulado durante o descanso noturno. Recomenda-se antes de dormir para remover a maquilhagem ou impurezas que, em muitos casos, podem promover o aparecimento de acne e comedões.
Como referimos antes, é melhor usar produtos que se limpem facilmente com água, para os quais existem muitos géis e espumas diferentes que são muito fáceis de emulsionar massageando em círculo. É muito importante enfatizar a área onde se acumula maior quantidade de gordura, como nariz, queixo e testa. É conveniente enxaguar abundantemente com água até que todos os resíduos sejam eliminados.

Remédios caseiros para pele oleosa

Alguns dos remédios caseiros que podemos seguir para manter nossa pele limpa são os seguintes:

Louro e fermento de cerveja

Para preparar este remédio, precisamos de uma clara de ovo, uma colher de chá de fermento de cerveja, um tomate maduro, um copo de água e três folhas secas de louro. Primeiro vamos ferver o louro e, passados alguns minutos, retirar do lume e deixar arrefecer.
De seguida, vamos bater a clara do ovo até ficar firme, descascar e esmagar o tomate, e depois adicionar. Por último, vamos incluir o fermento de cerveja, duas colheres de chá de folha de louro e mexer tudo bem até ficar uma mistura homogénea.
Esta máscara pode ser aplicada com um pincel, focando especialmente nas áreas afetadas. Vamos guardá-lo por cerca de 15 ou 20 minutos e, após esse tempo, faremos a limpeza com uma bola de algodão.

Máscara de aveia

Quando o seu rosto está dominado pela presença de espinhas ou acne, a aplicação de uma máscara deste tipo será muito útil. Para a sua preparação, precisamos de meia chávena de água quente, um quarto de chávena de mel e meia chávena de sementes de aveia.
Vamos colocar todos esses ingredientes no liquidificador até que o preparado tenha uma consistência uniforme. Para perceber seus efeitos, vamos deixá-lo agir por cerca de 10 minutos e, depois, retirá-lo com água.
A aveia ajuda-nos a hidratar a pele e a eliminar as impurezas como borbulhas e outras imperfeições, pois é muito útil no controle da produção de sebo. Da mesma forma, será útil eliminar as células mortas acumuladas em nossa pele.

Água de rosas

A água de rosas vai ajudar a rejuvenescer a pele, pois contém vitamina C que será muito útil na síntese de colágeno, sem falar que é relaxante e ajuda a eliminar as impurezas da pele.
Para preparar este remédio caseiro, precisaremos de meio litro de água destilada para uso físico, um bom punhado de pétalas de rosa e um recipiente de vidro para armazenar a água de rosas. Num recipiente colocaremos a água destilada juntamente com as pétalas de rosa e vamos aquecer em lume médio.
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo ao mínimo, tampe o recipiente e deixe descansar por três ou quatro horas até esfriar. Após esse tempo, filtre a água de rosas com um filtro de papel ou pano. Por fim, coloque a água de rosas numa garrafa de vidro com tampa e guarde em local fresco e seco. Deixe a água repousar na garrafa por 24 horas.

Água de arroz

Para eliminar o brilho seboso do rosto, também podemos recorrer a um remédio caseiro à base de água de arroz. Para além de ajudar a equilibrar a produção de sebo, a água de arroz atua iluminando a pele, acalmando toda a vermelhidão causada pelo sol, além de ajudar a diminuir o aparecimento de bolsas e olheiras e diminuir o aparecimento de poros abertos.
Para preparar a água de arroz mergulhe um quarto de chávena de arroz orgânico numa chávena de 250 ml de água e deixe repousar por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, vamos mexer o arroz, filtrar a água e despejar num borrifador. Para finalizar, basta borrifar o rosto com essa loção cerca de três vezes ao dia.

Produtos para a pele oleosa do rosto

Quanto aos cosméticos formulados para este tipo de pele que podemos encontrar no mercado e que nos vão ajudar a equilibrar a produção de sebo na nossa pele são os seguintes:

Água micelar

Um dos produtos estrela para manter nossa pele limpa é a água micelar que empresas como a L’Oréal Paris disponibilizam. Livre de perfume e parabenos, a água micelar captura o óleo e as impurezas e os remove da pele instantaneamente.
Eficaz, mesmo com a maquilhagem à prova d’água, devemos aplicá-la pela manhã sobre a pele limpa para retirar a sujidade antes de aplicar o hidratante e a maquilhagem. Para isso, basta humedecer um algodão com a solução micelar e aplicar com movimentos circulares no rosto.
À noite podemos usar para tirar a maquiagem do rosto e hidratar a pele.

Máscara purificadora

A pele oleosa precisa ser purificada pelo menos uma vez por semana com uma máscara específica, composta de ácido hialurónico e diferentes tipos de argilas que combatem a acumulação de gordura e poros entupidos da zona T (formada pela testa, nariz e queixo).
Para notar os seus efeitos, aplique uma camada espessa, espere alguns minutos e retire com água morna.

Hidratante Caudalie

Os hidratantes ajudam-nos a proteger a pele e a livrar-nos da excessiva produção de sebo, como é o caso deste hidratante da Caudalie, que contém ingredientes calmantes e antioxidantes como os da uva.

Gel antioxidante Estée Lauder

Se a sua pele é propensa à formação de espinhas e cravos, este gel antioxidante será de grande ajuda que, além de ter uma textura leve e refrescante, incorpora princípios ativos como vitamina C e E que irão controlar a produção de sebo natural da pele.

Tratamento regenerador CellActive

Este tratamento é indicado para peles com tendência a espinhas e cravos. Mais especificamente, este produto CellActive será uma boa ajuda para reduzir a formação de manchas causadas por acne e proteger a pele dos danos que os agentes externos podem gerar.
Que mais produtos e/ou remédios caseiros usa para manter a limpeza facial da pele oleosa?

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.