Manchas na pele devido aos contraceptivos. O que fazer?

Manchas na pele
Sabias que os contraceptivos podem causar o aparecimento de manchas na pele (melasma)? Descobre o que os causa e o que podes fazer para os prevenir ou evitar.
Os contraceptivos podem causar uma série de efeitos secundários que não são tão benéficos ou positivos como se poderia pensar, especialmente quando o seu consumo é habitual e regular ao longo do tempo. Por exemplo, podem aumentar o colesterol no sangue, causar aumento de peso, ou até mesmo causar o aparecimento de aumento de pêlos faciais. Mas sabias que eles também podem afetar a saúde da pele?
As mulheres que usam contraceptivos regularmente, especialmente entre os 30 e 40 anos, são mais propensas a sofrer de melasma, um problema cosmético muito comum.

Causas do aparecimento de manchas na pele devido ao uso de contraceptivos

Existem várias causas que podem influenciar o aparecimento de manchas na pele, especialmente na região facial. Por exemplo, pode ser devido a uma exposição solar inadequada, combinada com uma proteção solar insuficiente. Ou seja, expondo-se ao sol durante muito tempo (especialmente nas áreas mais “perigosas” do dia), sem proteção adequada.
Mas quando a causa é diretamente devida ao consumo de contraceptivos, isto deve-se especialmente às alterações hormonais que tendem a causar este tipo de fármacos ou medicamentos.
Porque é que isto acontece? Sabe-se que os contraceptivos, devido à sua composição e efeito sobre as hormonas femininas, tendem a tornar os melanócitos mais sensíveis (ou seja, as células que produzem pigmentação cutânea).
Isto leva ao aparecimento do melasma, especialmente entre os 30 e 40 anos de idade. De facto, as mulheres jovens que começam a tomar contraceptivos durante a adolescência raramente tendem a sofrer deste problema.

Como prevenir o melasma ou manchas na pele devido aos contraceptivos?

Não devemos pensar que os contraceptivos são culpados pelo aparecimento destas manchas; ou seja, que são uma causa direta. Na realidade, o único efeito que têm é o de tornar os melanócitos mais sensíveis à ação dos raios solares.
Portanto, se tomares contraceptivos orais é muito importante proteger a sua pele do sol com um protetor solar, bem como usar um creme de dia na rotina diária de beleza. Mas não é suficiente usar qualquer protetor solar.
O melhor a fazer é usar um índice de proteção solar que seja recomendado para a tua pele. E ir renovando de vez em quando, especialmente se saíres de casa, para que não vás para a rua com a tua pele completamente desprotegida.
Mesmo que o céu esteja nublado e o sol não esteja a brilhar, é aconselhável aplicar um creme solar antes de sair de casa.

Algumas dicas úteis para ajudar a evitar manchas na pele

Em resumo, aqui estão algumas dicas úteis que poderão ajudar no teu dia-a-dia:
  • Usar um protetor solar adequado, cujo índice de proteção seja adequado de acordo com o teu tipo de pele. Por conseguinte, deves evitar protetores solares com um baixo índice de proteção.
  • Aplica protetor solar todas as manhãs, depois da rotina habitual de beleza (por exemplo, depois de limpar o rosto e aplicar os cuidados de beleza de rotina).
  • É muito importante aplicar sempre protetor solar 30 minutos antes de deixar a casa.
  • Reaplica o protetor solar de 2 em 2 horas, se estiveres fora, ou volta a aplicá-lo se saíres novamente. Os protetores solares em pequenas embalagens são uma grande ajuda a este respeito.

Outros efeitos dos contraceptivos sobre a pele

Para além de tornar as mulheres mais propensas a manchas na pele, os contraceptivos também têm outros efeitos. Por exemplo, podem levar a varizes à medida que a circulação sanguínea é afetada, especialmente nas pernas.
Podem também causar o aparecimento de outras manchas cutâneas, medicamente conhecidas como dermatites ocres.
Finalmente, não devemos esquecer as reações adversas dos contraceptivos, entre as quais encontramos o aparecimento de nódulos subcutâneos avermelhados ou púrpura, que até podem ser dolorosos.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.