Saude

Mente sã em corpo são

Por  | 

Quem nunca ouviu a expressão “mente sã em corpo são”? Mas este velho ditado é mais que uma expressão, contém um fundo de verdade quase universal que é hoje em dia até comprovado cientificamente. A saúde mental e física de uma pessoa não podem ser separadas e estão intimamente ligadas. Para termos uma mente sã temos que definir a forma como encaramos a vida e o quotidiano de uma forma positiva, existindo algumas estratégias e alguns pontos aos quais deve ter particular atenção para o conseguir.

Aprenda a gerir o seu tempo de trabalho e o tempo de lazer

A forma como encaramos o nosso emprego e como gerimos o tempo que dedicamos ao trabalho e ao descanso é fundamental para uma mente sã. Acima de tudo, e apesar de ser difícil para algumas pessoas, não podemos deixar o nosso emprego definir quem somos e deixar a nossa vida ser guiada por ele. Devemos conseguir separar no dia-a-dia o trabalho da casa, ou seja, deixar as preocupações do emprego para o horário de trabalho e conseguir focar a nossa atenção nas tarefas domésticas e no descanso quando estamos em casa. Misturar estas duas partes da nossa vida vai eventualmente criar tensões desnecessárias.

Para além do período de férias no Verão, deve também aproveitar os feriados prolongados e os fins-de-semana para sair com a família e amigos, passear ao ar livre e quebrar o mais possível com o dia-a-dia da semana de trabalho. Este balanço é a chave para uma mente sã.

Lide com os problemas de frente

Se tem um problema para resolver, não ganha nada em adiar constantemente um confronto inevitável. Uma mente sã tem que estar focada, e um problema por resolver vai quebrar a sua atenção para outros aspectos do dia-a-dia e tornar tudo mais difícil. Tente encarar os problemas de forma estruturada, dividir a sua resolução em pequenos passos que podem ser completados mais facilmente de forma individual. Quando ultrapassar um problema, apesar de algumas consequências negativas que possam ocorrer, vai sentir um alívio enorme e sentir-se-á com mais energia, quer mental quer física.

Explore o mundo das artes

Mesmo que não seja uma pessoa muito dada às artes, as actividades artísticas contribuem para uma mente sã na medida em que têm poderosos efeitos sobre as tensões e o stress do dia-a-dia. Actividades como a pintura, o teatro, a dança ou a escultura podem ter efeitos relaxantes muito fortes e contribuir para o repouso mental de quem as pratica, pois obriga a nossa mente a focar-se na tarefa que temos em mão e a desligar-se, nem que por momentos, dos problemas que normalmente atrairiam a nossa atenção.

Desenvolva objectivos a curto e longo prazo

Viver sem objectivos não contribui para uma mente sã, por isso reflicta sobre a sua vida, defina o que quer e trace pequenos e grandes objectivos que tentará alcançar com o tempo. Qualquer pequena tarefa cumprida melhorará a sua auto-estima e isso terá um efeito revitalizador profundo na sua vida diária. São as pequenas vitórias que nos mantêm com energia para os desafios da vida. Uma mente sã em corpo são torna-se assim uma necessidade para uma vida preenchida e saudável.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 2 =