Quando cozinhares não deites fora os restos dos vegetais pois alguns podem ajudar-te

restos dos vegetais
Hoje a tendência é aproveitar e reciclar para não poluir. Há alguns anos virou moda usar produtos descartáveis e depois deitá-los fora, mas no final o que conseguimos foi aumentar o lixo e poluir mais.
Quando cozinhamos, há muitas partes dos vegetais que deitamos fora sem saber que nos podem ajudar a curar algumas doenças.
As partes dos vegetais que descartamos são ricas em princípios ativos que nos ajudam a combater doenças.

Sacos de calor com caroços de cereja

Quando chega a época das cerejas, não nos cansamos de as comer e os caroços vão direto para o lixo. Da próxima vez que comeres cerejas, é melhor guardar os caroços até teres um quilo ou mais.
Quando conseguir juntar um quilo de caroços, coloca-os numa panela com uma colher de sopa de sal e 1/3 de um copo de vinagre e deixa ferver pelo menos durante 15 minutos. De seguida, enxagua-os com água limpa e deixa-os secar ao sol durante alguns dias. Quando estiverem completamente secos, coloca-os num saco de pano que possas aquecer no microondas e aplica quando estiver quente para aliviar as dores nas articulações, pescoço ou costas.

Alho-porro para tratar dor de garganta

O alho-porro é muito usado na culinária, mas usamos apenas a parte branca porque a parte verde costuma ser deitada fora. Na próxima vez que usares alho-porro na cozinha, guarda a parte verde para o caso de ficares afónica ou teres problemas de garganta. Para curar a afonia, basta cozinhar a parte verde, coar e beber a água resultante durante alguns dias para curar a afonia.
Mas as raízes do alho-porro também podem ser usadas para aliviar dores de garganta, basta cozinhá-las e fazer um cataplasma para colocar na garganta sempre que doer.

Caroço de abacate para as articulações

Os abacates são deliciosos e também muito bons para a saúde devido ao seu teor de bons ácidos gordos. Mas os abacates têm um caroço que quase toda a gente deita fora. Da próxima vez, não o deites fora porque pode ajudar a curar dores nas articulações. Basta remover a casca castanha que cobre a semente e esmagá-la num pilão. Depois coloca numa garrafa de vidro com azeite extra virgem e deixa a marinar por alguns dias ao sol. Após este período coa a mistura e usa o óleo para massagear as articulações com dores.

Alho para o colesterol

O alho seco que sempre acaba no lixo pode ser usado para ajudar a combater o colesterol. O que deves fazer é um xarope de alho com 400 gramas de alho amassado, 400 cc de vinagre de vinho e 400 cc de água. Mistura todos os ingredientes e deixa marinar por quatro ou cinco dias, sacudindo a embalagem todos os dias. Depois filtra a mistura e adiciona 250 ml de mel puro. Deves tomar uma colher de chá por dia se tiveres problemas de colesterol.

Sacos de chá para os olhos

O chá verde é um poderoso antioxidante, mas quando bebes o chá, os sacos usados vão para o lixo. Na próxima vez que preparares o chá, lembra-te que os saquinhos de chá podem ajudar a aliviar os olhos inchados se os colocares em cada olho por 15 minutos.

Folhas de repolho para o estômago e entorses

Quando compras um repolho, normalmente deitas fora as folhas externas porque estão um pouco danificadas ou são muito duras. Não faças isso da próxima vez porque elas podem ajudar a curar entorses. Basta retirar a nervura central de algumas folhas e esmagá-las com um pilão. Em seguida, deves colocar o sumo resultante em cima de uma folha de repolho e colocá-lo na articulação que dói.
Para lutar contra a bactéria do estômago Helicobacter pylori, basta esmagar algumas folhas de repolho e beber esse sumo todos os dias.

Água de rosas para perfumar e combater as olheiras

Na próxima vez que receberem rosas e elas murcharem, não as deitem fora. Podem aproveitá-las para fazer água de rosas. Para fazer isso só é preciso 5oo gramas de pétalas de rosa e 1/2 litro de água destilada. Leva uma panela com a água destilada e as pétalas de rosa ao lume e quando começar a ferver baixa o lume e tape a panela por 10 minutos. Em seguida, desliga o lume e deixa descansar por mais 6 minutos e depois coa. Coloca o líquido obtido num frasco de vidro e guarda para quando quiseres te perfumar, para diminuir as rugas, para limpar e tonificar a pele, para aliviar dores de cabeça, etc.
Enfim, podes ver que o lixo da cozinha pode ser muito útil para aliviar muitas doenças. Lembra-te disso da próxima vez que quiseres deitá-los para o lixo.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.