Saude

Não volte a engordar

Por  | 

Depois de uma dieta, acontece por vezes que nos descuidamos depois de conseguir os resultados que pretendíamos, o que pode resultar num aumento de peso que deite por terra o esforço de várias semanas ou meses. São necessários por isso alguns esforços para manter estável o nosso peso depois de uma dieta. Aqui estão algumas sugestões para que depois de uma dieta não volte a engordar.

Faça exercício regularmente

Depois de uma dieta que provavelmente esteve aliada a exercício físico, é importante que não relaxe de forma muito brusca a sua dieta logo depois de perder os quilos a que se propôs. Apesar de poder existir algum relaxamento em termos de actividades físicas é fundamental que mantenha alguma actividade, pois o metabolismo do corpo habituou-se a uma certa quantidade de calorias queimadas. Para além disso, se mantiver uma actividade física regular vai poder relaxar a sua alimentação e comer alguns doces, pois estas calorias vão ser queimadas.

Mantenha a dieta debaixo de olho

Depois de obter bons resultados com uma dieta, pode certamente dar-se a novas liberdades, com algumas sobremesas e doces em moderação, mas lembre-se de que foram os excessos que a levaram à dieta inicial. A grande dificuldade de uma dieta é manter posteriormente o peso e resistir regressar aos hábitos alimentares anteriores. Este é um desafio mental que não pode menosprezar.

Tome um pequeno-almoço saudável

Não existe nada melhor que tomar um pequeno-almoço saudável e completo. O pequeno-almoço deve ser completo e até volumoso, pois a primeira refeição do dia é digerida muito rapidamente. Se o pequeno-almoço for fraco, é mais provável que sinta fome durante a manhã e acabe por ingerir mais calorias que não seriam necessárias. Um pequeno-almoço completo também evitará que se sinta fraca e com vontade de comer durante o dia, e vai dar também um excelente arranque ao seu metabolismo logo no início do dia, fazendo-a sentir com mais energia.

Não exclua nada da sua dieta

Se optar por excluir chocolates, bolos e outros alimentos cheios de calorias, apenas fará com que o seu desejo aumente e a tentação seja maior. É mais saudável comer doces e sobremesas ocasionalmente, desde que obviamente não em excesso. A privação também não é saudável como rotina, deve apenas ser utilizada durante o período da dieta.

Controle a evolução do seu peso

Adquira o hábito de controlar o seu peso regularmente de forma a formar padrões entre as oscilações de peso e a alimentação que seguiu durante esse período. A pesagem deve ser feita de forma semanal. Se notar que está a ganhar peso, nem que ligeiramente, aumente o exercício e corte nos doces. Se por outro lado estiver a manter o peso ou esmo a diminuir, mantenha a dieta que está a seguir e permita-se mesmo a comer alguns doces extra.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Os cookies ajudam-nos a fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a utilização de cookies. Saber mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close