Relações e amor

O que é a paixão?

Por  | 

Esta é uma daquelas perguntas que nunca terá resposta, ou pelo menos uma resposta objectiva. Quando nos perguntamos a nós próprios o que é a paixão conseguimos apenas lembrarmo-nos de ocasiões em que a sentimos, mas se nos pedirem para o descrever, provavelmente utilizaremos as mesmas palavras que outras pessoas já usaram para outras situações, apesar de para nós a experiência e o sentimento serem únicos.

Estar apaixonado é como ser tocado por algo que não podemos explicar, é como tentar ler uma língua estrangeira que não conhecemos, e que pode ser sentida em relação a situações ou pessoas, o que torna este sentimento mais misterioso.

A paixão vem da nossa vontade interior de ser livres, de viver momentos que destoam completamente da nossa rotina, e de os guardar e reviver emocionalmente. Claro que nada disto pode ser medido cientificamente, mas todos nós o sentimos. A paixão pode assumir contornos de sedução, luxuria, criatividade e aventura, enfim… tudo o que nos permite exprimir a nossa paixão por alguém ou algo.

Já reparou também que a paixão é contagiosa? Quando ouve alguém falar de um tema que lhe é muito querido de forma verdadeiramente apaixonada, também você é cativada por este entusiasmo. Isto traduz-se nas relações entre as pessoas, basta um dos membros do casal ser uma pessoa apaixonada – não pelo outro em si, mas de forma geral, em relação à vida – isso irá contagiar o parceiro e traduz-se numa melhor expressão do amor entre duas pessoas.

Vamos tentar algumas dicas para quem julga que já perdeu essa capacidade de se apaixonar por outros ou por pequenas coisas da vida:

  1. Quando presenciar algo que lhe desperte algo no interior deixe-se levar por esse sentimento. Feche os olhos e aproveite o momento, não viva apressadamente e de forma pragmática.

  2. Use a sua imaginação, faça coisas novas, experimente coisas novas… tudo o que puder quebrar com a rotina. Isto é válido para o dia-a-dia e para a sua relação.

  3. Observe como as pessoas que falam de forma apaixonada sobre algo, imediatamente intoxicam com a sua vivacidade todos os presentes. Inspire-se nestas pessoas.

No fundo a paixão não pode ser definida nem ensinada, mas explore o seu interior e as pessoas que a rodeiam focando-se nas coisas positivas. Imediatamente o seu modo de ver a vida vai-se alterar para melhor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.