Beleza

Pedra-Pomes: Para Que Serve e 10 Usos Surpreendentes

Por  | 

As pessoas pensam que o uso da pedra-pomes se limita a eliminar a pele morta e a limar os calos dos pés, mas sabia que há muitas outras coisas que podem ser feitas com uma pedra-pomes?

Para que serve a pedra-pomes? Esta rocha multiusos pode ajudar a limpar a casa, melhorar a saúde das suas plantas e muito mais. Confira de seguida 10 usos surpreendentes que pode fazer com a pedra-pomes.

 

Limpe o seu fogão e os bicos sem esforço usando pedra-pomes

Limpar o fogão pode ser uma das tarefas mais odiadas na limpeza da casa. O que provavelmente não saberá é que com uma pedra-pomes isso pode ser feito de forma mais simples e eficiente do que usando a maioria das esponjas de metal.

Mas antes de usar a pedra-pomes deve molhá-la muito bem. Use-a suavemente para arrancar a gordura e os resíduos queimados em volta dos bicos do fogão, e não se esqueça de ir molhando a pedra para não riscar o metal do fogão.

Talvez descubra que não faz falta nenhum  produto químico para deixar a sua cozinha impecável.

 

Limpe as casas de banho mais sujas

Pode escolher uma pedra-pomes unicamente para limpar a sua casa de banho. Com a pedra poderá eliminar os depósitos de minerais que se acumularam na sanita.

Molhe a pedra-pomes antes de a esfregar suavemente nos locais manchados. Pode combinar com o seu detergente favorito para limpar as áreas mais sujas.

 

Melhora a fertilidade da terra das plantas

Um dos segredos da jardinagem é conseguir que a terra das suas plantas seja de boa qualidade. Com este conselho as suas plantas crescerão saudavelmente.

Se colocar pedras-pomes na terra dos seus vasos, estará a ajudar a reter melhor a água e a conservar melhor os nutrientes essenciais para o crescimento das suas plantas.

Pode usar pequenos fragmentos de pedra-pomes, colocando 1 parte de pomes por cada 4 partes de terra. Também pode colocar pequenas pedras-pomes em cima da terra dos vasos.

 

Limpa o pêlo deixado pelos animais

Quando encontrar um sítio que não pode limpar com o seu aspirador facilmente ou tiver que limpar cantos pequenos como a parte traseira do seu carro, utilize uma pedra-pomes.

Molhe-a antes de a usar e limpe com ela da mesma forma que usaria uma esponja. Recolha os pêlos deslizando-a na mesma direcção até que se forme uma bola e depois recolha com um pano.

 

Use a pedra-pomes para fazer a manicura

A pedra-pomes é excelente para amaciar a pele dura, eliminar os calos das mãos e eliminar de forma suave o excesso de cutículas em volta das unhas. Pressione levemente nas zonas que rodeiam as unhas.

Mantenha sempre molhadas as mãos e a pedra-pomes. Hidrate a  sua pele quando terminar.

 

Rasgue os seus jeans para dar um look moderno

Gostava de ter uns jeans rasgados, mas não quer pagar por uns novos? É natural que queira poupar dinheiro quando vai actualizar o seu guarda-roupa.

Aproveite um par de jeans velhos que já tenham perdido um pouco de cor. Agarra na pedra-pomes e esfregue-a suavemente na zona que quer rasgar, com isto conseguirá que os fios do tecido amoleçam e comecem a separar-se.

Continue a esfregar a pedra e varie o nível de força até que comecem a aparecer pequenos buracos e rasgos. Pare assim que conseguir o look desejado.

 

A pedra-pomes como instrumento de beleza

A pedra-pomes é excelente para esfoliar superfícies duras como os pés e, graças à sua porosidade, também é eficiente para esfoliações mais suaves como as da cara.

Devolva a suavidade às zonas da sua cara que tenham ficado ásperas utilizando uma pedra-pomes. Molhe-a e esfregue-a com pequenos movimentos circulares. Use-a uma vez por semana como tratamento exfoliante.

Para além de tudo isso,  ainda ajudará a melhorar a circulação sanguínea da sua cara e o tom da sua pele.

 

Use a pedra-pomes como propagador de odores de óleos essenciais

Os óleos essenciais têm um aroma encantador que inspira bem-estar quando se propagam. Se acha que pode fazer mal queimar estes óleos, então precisa de uma pedra-pomes.

Dado que é uma pedra vulcânica porosa, tem espaço no seu interior para absorver os óleos essenciais e depois os ir libertando lentamente para o ar.

Compre uma embalagem pequena com pedras-pomes e molhe uma com 30 gotas do seu óleo essencial favorito, ou então se quiser pode misturar vários óleos.

Coloque a pedra numa bolsa de tecido e deixe-a em qualquer sítio. Volte a impregnar a pedra com óleo essencial quando sentir que já deita pouco cheiro e mantenha assim a sua casa com um odor agradável e permanente.

 

Use uma pedra-pomes para eliminar os borbotos das suas camisolas

Com a passagem do tempo e uso das suas camisolas, poderá notar que o tecido começa a ficar cheio de borbotos.

Isto acontece quando as fibras se começam a desprender e a formar borbotos na superfície.

Pode evitar que as camisolas fiquem cheias de borbotos virando-as do avesso antes de as lavar. Mas para tirar os borbotos que já se formaram pode usar uma pedra-pomes.

A superfície suave e porosa da pedra-pomes é ideal para eliminar essas bolitas e outros elementos que aderem à camisola. Esfregue suavemente a pedra-pomes sobre o tecido e verá como captura os borbotos facilmente.

Algumas pessoas usam facas, mas qualquer acidente pode deixar um buraco na sua camisola favorita, sobretudo em tecidos delicados. É melhor não correr riscos e usar uma pedra-pomes.

 

Remova pêlos do corpo com uma pedra-pomes

Talvez lhe pareça estranho, mas alguns entusiastas da pedra-pomes garantem que pode eliminar pêlos do corpo finos e sem dor utilizando esta pedra. Siga estes passos:

  • Exfolie a sua pele com um creme e água morna para eliminar as células mortas e amaciar os pêlos.
  • Seque levemente a pele com uma toalha para a deixar humedecida.
  • Esfregue a pedra-pomes nos pêlos que quer eliminar com um movimento circular e exercendo uma pressão leve até que os pêlos se desprendam.
  • Hidrate a pele.
  • Repita este processo até que todos os pêlos tenham sido eliminados.

 

Esperamos que estes conselhos tenham sido úteis. Agora diga-nos, já conhecia estes usos da pedra-pomes? Conhece outros? Deixe-nos o seu comentário!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.