Promova o seu bem-estar com cromoterapia

Estamos sempre a pensar em como melhorar o nosso bem-estar. Tantas coisas nos vêm à mente e, mais importante ainda, temos de pensar em nós próprios. E não é que sejamos egoístas. Dizem que a ordem deve começar em casa, portanto, se estivermos física e espiritualmente bem, tudo o resto deve funcionar bem. Aqui estão algumas dicas relacionadas com a cor que serão muito úteis. Incorpore-os na sua casa em luzes, tecidos e mesmo na sua dieta cromática – onde adiciona as cores da sua escolha à sua comida. Experimente e veja a vida na cor que quiser.
cor

Qual é a sua cor favorita?

Normalmente temos uma cor que gostamos mais do que outra e tendemos a vestir-nos numa cor em particular, até a destacar na decoração da nossa casa e em muitos aspectos da vida quotidiana.
A cor é energia que é transmitida e cria diferentes tonalidades, influenciando mesmo o nosso estado de espírito. Existem diferentes terapias para o ajudar a aliviar o stress e a promover o seu bem-estar. Uma delas é a cromoterapia, que faz uso das sete cores do espectro solar ou do arco-íris, ajudando a equilibrar o corpo e a aliviar alguns males. Saiba mais sobre os benefícios de algumas das cores.
cromoterapia

Azul

A cor azul induz a calma e entre os seus usos estão: controlar a ansiedade e a depressão, assim como regular os padrões de sono. As investigações já realizadas mostraram que a luz azul pode ajudar a reduzir a inflamação, reduzir a febre, a tensão arterial elevada e mesmo aliviar as enxaquecas. Só não o use se estiver melancólica.
cores

Vermelho

A sua energia denota paixão e confiança. Motiva e demonstra confiança. É estimulante e aumenta o fluxo sanguíneo. Em excesso, causa irritação e fadiga. A luz infravermelha é utilizada em vários tratamentos dermatológicos. Não recomendado em casos de ansiedade.
amarelo

Amarelo

Pensamos imediatamente no sol. Transmite alegria, positividade, optimismo e dizemos mesmo que é a cor da sorte. É purificante, traz clareza e entusiasmo. É considerado um antidepressivo que pode ajudar com problemas estomacais.
verde

Verde

Está associado ao equilíbrio e à harmonia. É a cor da natureza e, devido a isso, tem um efeito calmante. Ajuda a aliviar a fadiga física e mental, bem como ajuda a equilibrar os sistemas nervoso e circulatório.
cor de laranja

Laranja

Sendo a mistura de duas cores, amarelo e vermelho, tem a influência de ambas, pelo que a energia e o positivismo estão presentes. Ajuda-o nos bloqueios mentais, promove a criatividade e ajuda a melhorar o humor.
violeta

Violeta

É a cor da tranquilidade e está relacionada com a desintoxicação, ajudando a eliminar as impurezas do corpo e da mente. Até ajuda a gerir a dor crónica.
azul turquesa

Turquesa

Fortalece o sistema imunitário e diminui a inflamação e as infecções. Como é uma mistura de cores e amarelo está presente, ajuda a melhorar a comunicação no ambiente familiar.
Fonte: Livro The Healing Powers of Chromotherapy: using colours to cure diseases e o artigo “Colour therapy: how to use colour to boost your wellbeing”, da página www.calmmoment.com.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.