Beleza

Saiba como cuidar das unhas e mantê-las saudáveis e bonitas por mais tempo

Por  | 

Como cuidar das unhas? Todas nós gostamos de ter unhas bonitas, saudáveis, brilhantes e bem tratadas. Por vezes, tal não sucede pois não temos tempo para tratar delas adequadamente, normalmente devido à vida atarefada que a maioria das mulheres leva hoje em dia. No entanto, com alguns cuidados com a alimentação e 20 minutos diários de dedicação, é possível manter as suas unhas saudáveis e bonitas. Aqui ficam as nossas sugestões.

Atenção à dieta

Tal como tudo no nosso organismo, também as nossas unhas beneficiam com uma alimentação correcta. Se não ingerirmos os ingredientes essências em quantidades adequadas, as unhas perdem o seu brilho natural e tornam-se mais quebradiças. Para além da importância da água para a saúde e brilho das unhas, também as vitaminas que se encontram nos legumes e vegetais e o cálcio presente nos produtos lácteos contribuem para a saúde das nossas unhas.

O que deve e não deve usar na limpeza das suas unhas?

Para que as suas unhas se mantenham bonitas e fortes durante mais tempo, a sua limpeza cuidada e regular é um aspecto muito importante para as defender contra fungos e bactérias que as podem enfraquecer com o tempo, sem que consigamos dar por isso. Para remover vernizes devemos usar acetona, não necessitando esta de ser muito forte e existindo produtos alternativos para a remoção. Sumo de limão também pode ser usado para limpezas mais suaves, pois a sua acidez ajuda a destruir germes que se podem acumular debaixo das unhas. Sujeitar as unhas a demasiada água quente, sabão e detergentes também pode danificar as unhas, especialmente diminuindo o seu brilho, e é por isso aconselhável usar luvas quando lavar a loiça ou estiver a fazer limpezas.

Como utilizar melhor o seu tempo na hora da limpeza?

Para que consiga ter uma rotina diária de tratamento das suas unhas é aconselhável que este processo não consuma demasiado tempo, e uma boa organização é o passo chave para tal. Em primeiro lugar, deve ter na sua casa de banho um kit de limpeza e tratamento que deve incluir um corta-unhas, algodão, toalhas suaves, sumo de limão, acetona e sabão. Deve começar por remover os restos de verniz que possa ter nas unhas com acetona, recorrendo a algodão para evitar que estas fiquem demasiado ásperas. Removido o verniz, coloque as mãos numa solução de água morna e sabão (pode usar sabão líquido para poupar tempo) e mantenha-as lá dentro durante 5 minutos e seque os dedos e as unhas com uma toalha pouco rugosa. Esta é a melhor altura para cortar e aparar as unhas, pois estas estão mais maleáveis e menos quebradiças. Antes de voltar a aplicar qualquer produto, massaje as unhas com sumo de limão, que ajudará a que elas fiquem mais suaves e brilhantes.

Depois deste pequeno ritual, as suas unhas estarão em perfeita forma para que possa aplicar de novo verniz.

E você? Tem algumas dicas que queira partilhar com o resto da nossa comunidade virtual sobre como cuidar das unhas?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 4 =