Saiba como prolongar a juventude da sua pele

A sua pele é esteticamente um dos órgãos mais importantes. Além do facto de revestir todo o seu corpo, é o primeiro protetor da sua saúde. A pele é a primeira barreira contra as agressões de meio ao seu organismo, e como tal, é também um dos órgãos mais afetados. Assim sendo, se não tiver determinados cuidados com a sua pele, depressa ficará com um aspeto degradado e velho. Mas o envelhecimento da sua pele pode ser retardado. Para isso, deve desde cedo proteger a sua pele, de maneira a prevenir o aparecimento de rugas, além de a hidratar constantemente, para que ela não seque frequentemente.
cuidados da pele

Quais as causas do envelhecimento da pele?

Existem vários fatores que ajudam à degradação da pele. Uma dieta desequilibrada e pouco saudável, o excesso de álcool, o excesso de Sol, o tabaco, o stress, beber pouca água, e ainda, fatores genéticos, são tudo causas de um envelhecimento mais acelerado da pele. No caso das mulheres é ainda mais problemático, pois durante a menopausa diminui os níveis de estrogénio, uma hormona importante na manutenção da saúde da sua pele. Pelo contrário, nos homens, devido ao facto dos pelos faciais serem mais grossos, ajuda a proteger a pele.

Como prevenir o envelhecimento da sua pele?

Uma das melhores maneiras de proteger a pele é usar diariamente um protetor solar ou um creme hidratante com essas características. E deverá usá-lo mesmo no inverno. Apesar do Sol não ter uma ação tão forte como no verão, na realidade qualquer exposição solar aumenta a velocidade do envelhecimento da pele. Esta preocupação com o Sol deve iniciar-se logo na infância. A exposição solar, além de acelerar o envelhecimento da pele, pode também causar problemas de saúde mais graves, como cancros na pele. Assim sendo, logo a partir da idade jovem deverá usar-se um protetor no mínimo com fator de proteção 30.
A hidratação, como em tudo relacionado com a pele, é essencial. Uma pele devidamente hidratada impedirá a secagem da pele, e assim, dificilmente ficará irritada. Além disso, uma pele hidratada está mais protegida contra os raios solares, e dessa forma, mais defendida do envelhecimento da pele. Mas para que a hidratação da pele seja eficaz, há algo fundamental: a limpeza da sua pele. Assim sendo, uma higiene diária da pele, com o banho e a limpeza de manhã e à noite da pele da sua cara, irão abrir os poros para que o creme hidratante penetre na pele e possa agir eficazmente.
Outra forma de proteger a sua pele e prolongar a sua juventude é ter sempre em atenção os cremes e os cosméticos que usa. Preocupe-se sempre que sejam adequados à sua pele. Se não o forem, poderá estar a promover o efeito contrário, e em vez de proteger, danificar.
A alimentação é essencial para uma pele saudável, jovem e bonita. Assim, tenha o cuidado de se alimentar de forma equilibrada, e dando particular atenção à ingestão de água. Se beber água em quantidades adequadas, a sua pele irá mais facilmente produzir a oleosidade necessária para se manter naturalmente hidratada.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.