Sintomas de Gravidez

Estou grávida? Embora a ausência da menstruação é muitas vezes o primeiro sinal, há toda uma série de sintomas de gravidez para se observar em primeiro lugar.
sintomas de gravidez

Período atrasado

O ciclo menstrual normal geralmente é de 28 dias em média. Se ultrapassou esse prazo, esse é um forte indício de que pode estar grávida. Outros fatores que podem causar atrasos nos períodos incluem:
  • Stress
  • Alteração na ingestão da pilula
  • Rápida perda ou ganho de peso

Sangramento

Conhecido como sangramento de implantação, isto ocorre porque um ovo fertilizado implanta-se no revestimento endometrial do útero. É diferente do que a menstruação, é geralmente mais ligeiro e não dura muito tempo. A cor pode variar de rosa a um vermelho escuro acastanhado. O sangramento de implantação pode começar tão cedo quanto nove dias após a concepção. Nem todas as mulheres experimentam isso, mas não é incomum. Às vezes, algumas cólicas menores acompanham a hemorragia.

Aumento da necessidade de urinar

A gravidez aumenta o volume de sangue no sistema de uma mulher. Isto faz com que os rins trabalhem mais para processar resíduos e a água, fazendo que mais fluido atinga a bexiga. Assim, a bexiga deve ser esvaziada com mais frequência. Além disso, o útero de uma mulher crescente empurra a bexiga tornando-a com menor capacidade.

Mamas sensíveis ou inchadas

A sensação de peso nas mamas, muitas vezes ocorre nas fases iniciais da gravidez. As auréolas escurecem também na cor. Ambos os sintomas são devido a alterações nos hormonas durante a gravidez, especificamente, devido ao aumento da produção de estrogénio no corpo.

Fadiga

A constante sensação de cansaço é comum porque o corpo está a passar por um esforço físico novo. Alterações hormonais, especificamente, o aumento da produção de progesterona no corpo também pode fazer sentir-se exausta.

Náuseas (enjoos matinais)

A náusea é uma sensação desagradável no estômago, que pode levar a vómitos. Esta sensação, quando ocorre durante a gravidez, é muitas vezes sentida de manhã, embora possa ocorrer em qualquer hora do dia ou da noite. A causa desta náusea é desconhecida. No entanto, os níveis hormonais, stress, aumento e mudanças do corpo são, provavelmente, fatores contribuintes. Os enjoos matinais são comuns no primeiro trimestre da gravidez, e com algumas mulheres podem durar durante toda a gravidez. Os enjoos matinais tendem a ser piores para as mulheres que estão a passar pelas suas primeiras gestações.

Inchaço abdominal

O metabolismo fica mais lento por causa das mudanças hormonais devido à gravidez, e isso pode causar inchaço. Inchaço da gravidez é semelhante ao que uma mulher experimenta durante seu período.

Outros sintomas da gravidez precoce incluem:

  • Um estranho sabor “metálico” na boca.
  • As pequenas saliências (chamados de “tubérculos de Montgomery”) sobre os mamilos tornam-se maiores.
  • O aumento da secreção vaginal (leucorreia).
  • Não gostar de certos alimentos e cheiros que antes gostava.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.