Casa

Stencil – Sugestão para uma Decoração Original

Por  | 

Cansada das suas paredes monótonas?

Quer acrescentar cor e criatividade às suas divisões?

A ideia que irei apresentar vai permitir-lhe conceder uma nova imagem à sua casa, de forma fácil e económica.

O Stencil é uma técnica na qual se utiliza uma qualquer imagem impressa, cujos traços possam ser delineados e recortados, criando um molde vazado para aplicação em diversas superfícies com auxílio de tinta.

O facto de a poder aplicar em paredes, no chão, em mobília ou mesmo em têxteis, confere-lhe uma grande versatilidade. A infinidade de imagens diferentes que poderá utilizar para criar os seus moldes, garantirá com certeza a originalidade da sua decoração. Com a ajuda de pequenas latas de tinta, ou tinta em spray o seu único limite será a sua imaginação.

Escolhidas e impressas as imagens, poderá criar facilmente o seu Stencil, com ajuda de folhas de acetato e um x-acto, utilizando depois um spray fixante para ajudar a fixar o molde no local onde o quiser aplicar. Pode ainda recorrer ao serviço de casas especializadas, que a ajudarão a concretizar os seus projectos, ou simplesmente comprar moldes já existentes em diversas lojas de bricolage.

 

Paredes

Com a utilização do Stencil nesta superfície, poderá conseguir diversos resultados diferentes. Para além de simples decoração, pode criar efeitos de molduras ou painéis, imitar cabeceiras de camas e criar ilusão de nichos na parede.

 

 Pavimento

Uma ideia bastante original seria também, a de decorar o seu chão com esta técnica. Para criar uma espécie de tapete, delimite o espaço decorado com auxílio de uma linha rectangular, podendo por exemplo, separar uma área de jantar de uma área de estar. Se utilizar formas geométricas no seu preenchimento, conseguirá uma imitação de azulejos.

 

 Efeito renda

Uma forma fácil e inteligente de acrescentar uma aparência Vintage a uma divisão, será pegar num pedaço de renda, fixá-lo na área pretendida e pintá-la com cuidado para não perder os pormenores. Em alternativa, pode utilizar os comuns naperons de papel que habitualmente servem apenas para enfeitar os pratos de bolo, e costumam ter formas apelativas.

 

Portas

Utilizar esta técnica para decorar as portas da sua casa, é uma forma divertida e original de incentivar as suas visitas a entrar nas divisões.

 

Quartos Infantis

Esta é a área onde pode elevar a sua criatividade ao máximo, e criar cenários de contos de fadas. As paredes assim decoradas contam histórias encantadas, e estimulam a imaginação das crianças.

Estendendo esta técnica ao mobiliário e têxteis com pequenos apontamentos, poderá criar uma harmonia entre todos os componentes de decoração de determinada divisão.

Se gostou destas dicas, pode como alternativa decorar as suas paredes com Stickers, imagens autocolantes fáceis de aplicar, laváveis, e que pode retirar a qualquer momento sem deixar marcas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.