Beleza

Tratamento natural para rugas

Por  | 

As rugas são vincos visíveis na pele, que se formam em resultado da perda de colágeno da pele, uma proteína que permite que a pele retenha fluidos que conferem contornos suaves à mesma. À maneira que os tecidos elásticos cheios de colágeno vão-se danificando na pele, as rugas aprofundam-se e tornam-se mais proeminentes.

Apesar das rugas serem uma parte normal do envelhecimento, a exposição a luz ultravioleta, bem como a radicais livres, acelera o processo. A exposição frequente ao sol resulta no enrugamento prematuro da pele e também no aumento da pigmentação. A exposição ao fumo do tabaco significa também exposição a radicais livres tóxicos, que também contribuem significativamente para a eclosão das rugas. Nas mulheres, o fumo piora as rugas que ocorrem depois da menopausa, reduzindo os efeitos anti-rugas dos tratamentos de estrogénio. Outros factores que podem levar ao enrugamento prematuro inclui: nutrição e dietas pobres, pobre tonificação dos músculos, expressões faciais recorrentes, stress, falta de cuidados na pele, excesso de exposição solar, bem como ainda os factores hereditários.

O tratamento natural para rugas não consegue parar o processo de envelhecimento, mas pode abrandar o mesmo. Antioxidantes à base de plantas em cremes para a pele têm a capacidade de parar os processos de radicais livres, que destroem o colágeno.  Fontes naturais de ácidos alfa-hidroxi estimulam a produção de ácido hialurônico, um agente natural do organismo para hidratar e restaurar a elasticidade da pele. Juntamente com os tratamentos mais fortes, tais como a tretinoína, estas terapias podem suavizar as rugas existentes e prevenir a formação de novas.

 

Tratamentos naturais básicos para rugas:

  • Não expor a sua pele ao sol do meio-dia. Utilize sempre protector solar nas horas em que o sol está mais perigoso, para evitar danos na pele.
  • Beba muita água durante o dia, pois a hidratação adequada ajuda a manter o tom de pele
  • Utilize óleos naturais, em detrimento de sabonetes
  • Evite soluções tónicas à base de álcool, pois estas podem secar e quebrar a pele
  • Faça exercício com regularidade e trate desordens como a pressão arterial elevada. Como outros orgãos, a pele recebe a sua nutrição através da corrente sanguínea e o exercício aumenta a circulação para a pele
  • Não fume, pois este aumenta os danos provocados pelo sol na pele

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.