Beleza

Tudo o que deve saber para manter mais tempo o seu bronzeado

Por  | 

Assim que o Verão e o calor se começam a ir embora, também o nosso bronzeado se vai lentamente desvanecendo, fazendo-nos perder a cor que tanto nos custou a adquirir. Vamos tentar explorar algumas formas de conseguir prolongar o seu bronzeado, tanto de forma natural como artificial.

A pele assume o seu tom mais escuro através das células pigmentadas que estão na superfície da epiderme. É natural que com o tempo estas células sejam substituídas, mas o uso de exfoliantes e outros tratamentos cosméticos podem acelerar a sua morte e consequente substituição por células não pigmentadas, destruindo lentamente o seu bronzeado. Durante os períodos de praia, quando adquire o bronze, deve usar cremes hidratantes e cremes de nutrientes para a pele de forma a retardar o máximo possível a exfoliação natural da pele. Também é possível trabalhar a partir do interior do corpo, consumindo alimentos como maçãs, pêssegos, ameixas, melão, amendoins ou brócolos. Estes alimentos são ricos em vitamina E e zinco, responsáveis pela saúde da pele ao retardar a morte das células pigmentadas.

Infelizmente cada pessoa perde o seu bronzeado ao próprio ritmo, pelo que algumas pessoas, mesmo com todos estes cuidados, perderão o seu bronzeado mais rapidamente. Neste caso não há muito a fazer a não ser recorrer a pequenas batotas: loções de bronzeamento ou solários.

As loções de bronzeamento funcional de diversas formas, sendo as mais populares as seguintes: ou contém DHA, um açúcar incolor que interage com as células mortas da pele alterando a sua coloração, ou então usado durante a época de praia contendo o aminoácido tirosina, que estimula e aumenta a produção de melanina. A primeira opção é a única que funciona fora do Verão, e exige uso regular, particularmente em períodos de mais frio, em que a pele está mais em contacto com roupas pesadas que aceleram a exfoliação natural.

Uma opção cada vez mais popular é o uso de solários para manter o bronzeado. Pequenas sessões de 30 minutos semanais podem manter o seu bronzeado em forma. Basta aconselhar-se com profissionais acerca de qual a radiação mais adequada ao seu tipo de pele, deitar-se e relaxar enquanto se bronzeia. No entanto esta opção está envolvida em alguma polémica, pois há cientistas que argumentam que a radiação é demasiado forte para o corpo humano e aprofunda-se mais na pela, podendo originar doenças cancerosas. Não deve optar por usar solários sem se informar junto do seu médico ou de um dermatologista sobre que quantidade de radiação e tempo devem ter as suas sessões.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 7 =